Número um do mundo por duas temporadas e bicampeão de Roland Garros e do Australian Open, o norte-americano Jim Courier, que faz aniversário nesta segunda-feira, completando 39 anos, quer de presente, a conqusita do seu primeiro título na grama. Ele disputa, de quinta a domingo a etapa de Newport, o International Tennis Hall of Fame Champions, do Outback Champions Series, o mais competitivo circuito mundial de campeões, ao lado de Mats Wilander, Jimmy Arias, Todd Martin, Mikael Pernfors, Wayne Ferreira, Pat Cash e Mark Philippoussis.
“Ainda estou atrás do meu primeiro título na grama. Perdi na final deste torneio, no ano passado, e também fui vice-campeão em Wimbledon, mas nunca ergui um troféu na grama. O tempo está passando, então a minha vontade só aumenta,” disse Courier, que abre a disputa, na sexta-feira, contra Jimmy Arias. A melhor performance de Courier, na grama, foi em 1993, quando ele chegou à final de Wimbledon e perdeu para Pete Sampras, por 7/6 7/6 3/6 7/6. No Outback Champions Series, ele foi vice, em Newport, no ano passado, sendo derrotado, por Pat Cash, por 6/3 6/4.
A temporada 2009 do Outback Champions Series começou em Boston, com vitória de Pete Sampras sobre John McEnroe. O circuito veio em seguida ao Brasil, estreando na América do Sul, com John McEnroe derrotando Jim Courier na final do Rio Champions. Depois foi a vez de Los Cabos, no México, receber o evento e novamente Sampras se sagrou campeão, vencendo Patrick Rafter na final e neste final de semana, em Grand Cayman, Courier ganhou de Arias. Até o final do ano, o Outback Champions Series passará, depois de Newport, por Charlotte, pelo Arizona, em que Andre Agassi estreará e por Dubai.
Fundado em 2005, por Jim Courier, o Outback Champions Series sempre traz aos eventos alguns dos maiores nomes do tênis, nos últimos 25 anos, incluindo os ex-números um do mundo, McEnroe, Courier e Sampras. Para competir no Outback Champions Series, os tenistas precisam, ter no mínimo, alcançado a final de um Grand Slam, um ranking de simples entre os top 5 da ATP ou jogado simples em um time que disputou a decisão de uma Copa Davis. Cada organizador local do evento, tem direito a dois wild cards. O Rio Champions marcou a estreia do circuito na América do Sul e teve, na HSBC Arena, John McEnroe, Jim Courier, Pat Cash, Mark Philippoussis, Jimmy Arias, Mikael Pernfors, Fernando Meligeni e Jaime Oncins.
O Rio Champions 2009 foi uma realização da R3A Sports e da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o apoio da Amil, Editora Sextante, C4 – “O carro oficial do Rio Champions” -, e HSBC Arena, além da parceria da Sagem-Orga, Intercontinental Rio – o hotel oficial da competição, Jornal Gazeta Mercantil, Jornal O Estado de S. Paulo, TV Bandeirantes, BandNews, BandSports, Rádio BandNews FM, Revista Tennis View e Central Brasileira de Catálogos. O evento integra o circuito Outback Champions Series, que é patrocinado pelo Outback Steakhouse, ASG – Software Solutions e Coca-Cola. O Rio Champions apoia a candidatura da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Outback Champions Series 2009
Champions Cup Boston – EUA – Pete Sampras d. John McEnroe 7/6(10) 6/4
Rio Champions – Brasil – John McEnroe d. Jim Courier 6/3 6/2
Del Mar Development Champions Cup – México – Pete Sampras d. Patrick Rafter 7/6(6) 6/4
The Residences at Ritz Carlton – Grand Cayman – Jim Courier d. Jimmy Arias 6/4 6/2
Ranking do Outback Champions Series
1 – Jim Courier (EUA) 2000 pontos
2 – Pete Sampras (EUA) 1600 pontos
3 – John McEnroe (EUA) 1300 pontos
4 – Jimmy Arias (EUA) 1050 pontos
5 – Pat Cash (AUS) 700 pontos
6 – Mark Philippoussis (AUS) 700 pontos
7 – Mikael Pernfors (SUE) 500 pontos
7 – Mats Wilander (SUE) 500 pontos
7 – Patrick Rafter (SUE) 500 pontos
10 – Todd Martin (EUA) 200 pontos
Foto: Jim Courier
Divulgação – Luiz Pires / Rio Champions