Curitiba (PR) – Surpresas e disputas acirradas marcaram o terceiro dia da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário. O evento, que está sendo disputado entre os dias 07 e 31 de março, traz a Curitiba/PR um formato inédito, muito comum em instituições de ensino norte-americanas, que integra o esporte e a educação através de competições. Nesta terça (10) encerram as disputas na categoria 12 anos, no Clube do Tênis.
Os jogos deram início ao final da tarde de segunda-feira (09) com a decisão do simples feminino e das semifinais masculino. Também foram realizadas as finais de dupla. >>>Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Na decisão do título no feminino de simples, uma surpresa para o público. Favorita, a curitibana Ana Bolson (Positivo Júnior), número um do ranking paranaense, que vencia a adversária Lara Oliveira por 6/3 4/1, sentiu um mal-estar e foi atendida no local. Ana retornou à quadra para continuar a partida. Tentou resistir mas acabou abandonando o jogo quando o placar registrava 6/3 4/5.
O título da seletiva Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário, na categoria 12 anos, foi para Lara, devido a desistência de Ana. “Fiquei feliz por ter conquistado esse título. Mas ficaria mais contente se pudesse ter finalizado a partida”, comenta Lara, do Colégio Vicentino Santa Cruz de Campo Mourão. “Achei essa copa muito legal porque encontrei muitos amigos. Jogar defendendo o nosso colégio estimula muito. Achei bem bacana. Quero que tenham mais jogos nesse formato aqui em Curitiba”, finaliza. Segundo Vania Sara Doneda, mãe da tenista, competições como esta deveriam acontecer mais no Paraná. “Na minha opinião, educação e esporte caminham juntos”.
Devido a desistência da tenista Ana Bolson, não houve a disputa de duplas. O título ficou com a dupla Bruna Quadros e Caroline Arguelo. Com isto, Ana Bolson e Lara Oliveira ficaram com o vice-campeonato.
No masculino, foram definidos os finalistas de simples e a final de duplas. Gabriel Sidney (Bom Jesus), um dos destaques da nova safra paranaense, confirmou o favoritismo e se classificou para a final ao vencer o tenista Flávio Tonon (Colégio Marista) por 6/2 6/2. Ele enfrenta nesta terça, na grande final, Mateus Rucci (C. Ideal) que derrotou Igor Mendes (Bom Jesus) por 6/1 6/2.
Na decisão de duplas masculina, Gabriel Sidney e Igor Mendes despacharam Cassiano Bobato (Colégio Rui Barbosa) e Matheus Roth por 7/6 6/2. “Hoje eu e meu parceiro estávamos mais entrosados. Acertamos bem as jogadas”, comenta Gabriel que amanhã faz final na simples com Mateus Rucci, a partir das 14h. “Para a final, terei que ficar concentrado no jogo para não errar porque meu adversário é forte. Pretendo repetir o feito e conquistar a vitória”.
PRÊMIO – Os campeões de simples em cada categoria vão receber como premiação uma viagem aos Estados Unidos, incluindo passagem aérea, treinamento em uma conceituada academia, translado aeroporto-academia-aeroporto, hospedagem, café da manhã, almoço, jantar e curso de inglês. A competição também premiará com troféu a “Melhor Instituição de Ensino”, de acordo com o desempenho de seus atletas na chave de simples e de duplas. A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário é patrocinada pelo Itaú através da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal.