Porto Alegre (RS) – Este penúltimo dia da edição 2010 da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 foi particularmente disputado. Várias partidas tiveram que ser definidas no super tie-break. Neste sábado (29/05), as semifinais terão início às 10h, no Complexo Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre (RS). Às 14h, com entrada franca, ocorrerá a palestra sobre prevenção de lesões esportivas pelo médico Rogério Teixeira da Silva, presidente do Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia (NEO).
O primeiro cabeça-de-chave, Yuri Radomsky (PUCRS), teve que correr bem mais nesta sexta-feira para garantir a vitória sobre Lucas Machado (PUCRS) por 6/4 e 6/1. Nas semifinais, Yuri pegará Rodrigo Petersen (PUCRS), que derrotou João Geist (PUCRS) por 6/2 e 6/3. Guilherme Cunha (UFRGS), segundo, e Roger Santos (Ulbra/Canoas), nono, jogarão a outra semifinal. Cunha venceu Renan Casa (UFPEL), sétimo, por 4/6 7/6 (6) (11/9). Roger ganhou de Marcos Facundo (UFRGS), terceiro, por 2/6 e 6/3 (10/5).
No feminino, uma das semifinais reunirá a primeira pré-classificada Renata Postal (UFRGS) e Cátia Allebrandt (Unisinos/São Leopoldo). Com um saque regular, Renata ganhou de Aline Zambiasi (Ulbra/Canoas) por 6/2 e 6/3. Já Cátia passou por Maria Isabel Flores (UFSM/Santa Maria), quarta cabeça-de-chave, por duplo 6/0. Embora seu jogo só fosse à tarde, no meio da manhã, Renata já estava de olho na quadra. Viera assistir a amiga Helena Cirne Lima Guedes (UFRGS), que acabou eliminada por Cátia por duplo 6/0. Fora Helena quem chamou atenção de Renata para a Copa Itaú. Em 2009, Renata havia se afastado do tênis porque decidiu priorizar a preparação ao vestibular.
Agora, bixo no concorrido curso de Relações Internacionais da UFRGS (foram 14 candidatos por vaga na prova em janeiro), Renata está retomando o esporte. Boa parte do estímulo para o campeonato está no prêmio de duas semanas de treinamento na Academia Sanchez-Casal de Barcelona, na Espanha, em julho. “Seria perfeito ir, porque eu aliaria o prazer de treinar e jogar com a utilização do espanhol, uma língua muito importante para o meu curso, pois, inclusive, faço aulas na faculdade”, conta Renata, 18 anos. Ela deixou Guaporé, cidade localizada a 197 quilômetros de Porto Alegre, em 2007, exatamente para desenvolver seu tênis na Capital gaúcha. Na outra semifinal, estarão Laura Bier Moreira (PUCRS), segunda pré-classificada, e Bruna Martins (UFSM/Santa Maria). Nas quartas-de-final, Laura derrotou Marcela Sanseverino (UFRGS) por 6/0 e 6/1, enquanto Bruna superou Layla Accorsi (Unisinos/São Leopoldo), terceira, por 3/6 e 6/2 (10/5).
Nesta véspera de encerramento do campeonato, esteve no Complexo da PUCRS o representante do Banco Itaú. Ricardo A. J. Netto. O integrante da gerência de Ativação de Patrocínio Esportivos destacou a participação de crianças e adolescentes participantes de projetos sociais. “A inscrição gratuita é uma forma de democratizar o acesso, pois o tênis é considerado um esporte de elite”, analisa Ricardo. Ele lembra que, em seu segundo ano, a Copa aumentou consideravelmente o número de inscritos: “Tivemos etapa também no Rio de Janeiro, que não havia sido contemplado em 2009, quando as disputas ocorreram em São Paulo, Porto Alegre e Curitiba”. “O outro lado muito positivo da Copa Itaú, além da integração do esporte e da escola, pois, para jogar, o participante tem que estar matriculado em uma instituição de ensino pública ou particular, é contribuir para formar cidadãos”, finaliza Ricardo.
PREVENÇÃO DE LESÕES – Em todas as cidades-sede da Copa Itaú, tenistas, pais, técnicos, profissionais da área de saúde e demais interessados têm a oportunidade de participar de uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo médico Rogério Teixeira da Silva, presidente do Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia (NEO), mestre e doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, além de ter sido eleito presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010. Na capital gaúcha, esse encontro ocorrerá neste sábado, 29, às 14h, na sala 707 (sétimo andar), do Complexo Esportivo da PUCRS.
O Evento – Formato de sucesso comprovado em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia a dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo a compreensão da necessidade de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. Entre os ídolos do tênis que aprovam a ideia e trazem no currículo a experiência de quem já foi aluno-atleta estão John McEnroe, Mikael Pernfors, James Blake, John Isner, Jimmy Connors, Arthur Ashe entre muitos outros. A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realiza seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No ano passado, os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
Inscrições gratuitas beneficiam atletas de todas as classes sociais – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis está no fato de que a competição beneficia alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros Estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.