Mais uma vez, o interior do Rio Grande do Sul leva título na Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010. Neste sábado (22/05). Santa Maria conquistou o título no feminino, com Carmene Dotto Goulart (E.E. Maria Rocha), e no masculino, com Gabriel Friedrich (Colégio Centenário). Eles derrotaram representantes do Colégio São José, de Pelotas, e, como prêmio, passarão duas semanas desfrutando de uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis na Academia Sanchez-Casal de Barcelona, às margens do Mediterrâneo, na Espanha. Carmene superou Martina Yurgel por 6/1 e 6/2. Gabriel, o primeiro cabeça-de-chave, derrotou Diogo Casa, segundo, por 7/6 (7/4) e 6/1.
Nas duplas, Isadora Zwetsch (Colégio Santa Terezinha/Taquara) e Carolina Costa (Colégio Farroupilha/POA) ganharam de Letícia Leite (Colégio Monteiro Lobato/POA) e Cindy Berwig (Colégio João Batista Sorgi/Carazinho) por 8/3. Na outra decisão, Gabriel e André Padilha (Colégio Santa Teresa/Livramento) venceram Juan Reyes (E.E.Luis Prado/Gravataí) e Arthur Castro (Colégio Santa Catarina/Novo Hamburgo) por 8/4.
Ser uma boa observadora valeu a Carmene Dotto Goulart esta conquista. Desde a chegada a Porto Alegre, na sexta-feira, não tirou os olhos das quadras onde estavam as potenciais adversárias. Antes, nas semifinais, Carmene, 16 anos e quarta pré-classificada, eliminara a segunda cabeça-de-chave Cindy Berwig (Colégio João Batista Sorgi/Carazinho) por 6/1 e 6 /0. A partir de suas observações, Carmene concluiu que tinha que forçar Martina a se movimentar. “Eu teria que variar as jogadas e sacar melhor. Deu certo. Foi a primeira vez, em muitos confrontos, que eu consegui vencê-la”, disse a contida Carmene, que sorriu ao ser lembrada da viagem a Barcelona. “Certamente, serão férias bem especiais”, comentou Carmene. Foi a mãe dela, Anna, que traduziu melhor o significado do prêmio: “Minha filha vai realizar um sonho”. A aluna do terceiro ano do Ensino Médio, Carmene estuda na E.E. Maria Rocha, uma instituição pública, mostrando que, na prática, o objetivo da Copa Itaú está sendo concretizado, ou seja, oferecer oportunidade indistinta de aprimoramento a todos.
“É muito boa esta sensação de objetivo cumprido”, comemorou Gabriel, logo depois de receber um abraço do pai, Gerson. “Mantive sempre a concentração e conseguir jogar a minha melhor partida desde o início do campeonato, pois os confrontos de sexta fizeram com que eu tivesse mais ritmo ”, avaliou Gabriel. As inscrições para a última categoria a ser disputada nesta edição, a universitária, se encerram na próxima segunda-feira, 24.
Clínica de Cristiano Testa – Antes das finais, Cristiano Testa, que atou no circuito profissional durante uma década, deu uma clínica de tênis. Campeão brasileiro aos 18 anos, ex-número 1 do País e top 100 de duplas da ATP, Testinha, como é chamado pelos amigos, acredita que iniciativas como a Copa Itaú estão alinhadas com o que acontece em nível mundial: “É preciso atrair novos jogadores e fomentar o desenvolvimento do tênis. Na minha época de escola, eu era um dos poucos que também jogava.” Para ele, atualmente com 36 anos, a clínica é importante não só para que o atleta receba informações e dicas valiosas, mas para motivá-lo. “Não tem nada melhor do que, como ocorreu hoje, terminar a atividade vendo o sorriso no rosto deles e aquele sentimento de quero mais”, fala o coordenador-técnico da Escola de Tênis da Associação Leopoldina Juvenil, um dos mais tradicionais clubes da Capital gaúcha.
Torneios como a Copa Itaú representam o primeiro passo para a organização de competições por equipe entre escolas e universidades. Inclusive, para ele, muitas dessas instituições já têm espaços que poderiam ser transformar em quadras. “Não é necessário uma superinfraestrutura. O fundamental é que cada um, seja técnico, promotor ou dirigente de clube, faça o seu papel”, finaliza Testinha. Para auxiliar na atenção aos tenistas, o técnico trouxe Matheus Wagner e Matheus Oliveira.
Favoritos ao título nos 14 anos estreiam neste domingo, no Rio
Rio de Janeiro (RJ) – Os principais favoritos ao título da categoria 14 anos da seletiva carioca da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário entrarão em quadra neste domingo, segundo dia de disputa da etapa, na Fazenda Clube Marapendi. De “folga” na rodada de abertura, os primeiros cabeças de chave da competição conheceram seus adversários neste sábado e estão prontos para iniciar a luta pelo cobiçado prêmio oferecido aos campeões de cada categoria da competição: uma bolsa de estudos e treinamento na academia Sanchez-Casal, em Barcelona, uma das mais conceituadas do mundo.
Melhor tenista do Rio de Janeiro no ranking brasileiro e cabeça 1 do torneio, Thiago Lopes (Braga Carneiro) terá pela frente na estreia Lucca Borges (Sto. Agostinho), que derrotou Lucas Ferreira (Equipe Grau) por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1. David Mijalchick (Abel), cabeça 3 do torneio, fará sua primeira partida neste domingo contra Pedro Affonso (Sta. Mônica), que passou com facilidade por Mateus Vasconcelos (Sto. Agostinho), vencendo por duplo 6/0.
Alguns dos pré-classificados da chave masculina já entraram em quadra neste sábado e não decepcionaram. Hugo Pires (Notre Dame), cabeça 10 da competição, estreou com uma vitória tranquila sobre David Pinheiro (Equipe Grau) por duplo 6/0. Leonardo Pinho (Colégio Pinheiro), cabeça de chave número 15, derrotou André Naveiro (Colégio Teresiano) por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/1. Rafael Campos (Sto. Agostinho), nono pré-classificado, superou Lucas Pereira (Nacional) por 6/1 e 6/4 e também avançou à segunda rodada.
A programação deste domingo prevê rodada dupla para a chave masculina: os tenistas que vencerem suas partidas pela segunda rodada da competição voltarão à quadra no fim do dia para disputar as oitavas de final. Pela chave feminina, de sete das oito cabeças de chave estrearão neste domingo, lutando por vagas nas quartas de final do torneio.
Neste sábado, uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas, que acontece em todas as seletivas da Copa Itaú, movimentou o Marapendi. Tenistas, pais e técnicos participaram da atividade e receberam valiosas informações do médico Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia), Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico aliado à formação intelectual dos tenistas por meio dos estudos, a Copa Itaú reúne jogadores matriculados em instituições de ensino público e particular em quatro categorias com inscrições gratuitas. Quatro tenistas do Rio já carimbaram passaporte para a Espanha: Vitor Leal (Esc. Mod. Campos) e Nicole Souza (Anglo-Americano) garantiram a viagem ao vencerem a chave dos 12 anos, na primeira etapa, enquanto Pietro Jordão (Anglo-Americano) e Juliana Gonçalves (Braga Carneiro) faturaram o prêmio na segunda etapa, na categoria 18 anos.
Após a disputa da categoria 14 anos, entram em cena alunos-tenistas da categoria universitária, quarta e última etapa da seletiva carioca, entre os dias 27 e 30 (de quinta a domingo). A competição, que já passou por Paraná e São Paulo e ainda está em disputa no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, distribuirá 32 bolsas de estudo e treinamento no total.
Formato de sucesso comprovado em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia a dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo a compreensão da necessidade de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. Entre os ídolos do tênis que aprovam a ideia e trazem no currículo a experiência de quem já foi aluno-atleta estão John McEnroe, Mikael Pernfors, James Blake, John Isner, Jimmy Connors, Arthur Ashe entre muitos outros.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realiza seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No ano passado, os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
Inscrições gratuitas beneficiam atletas de todas as classes sociais – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis está no fato de que a competição beneficia alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros Estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
Cronograma
RIO GRANDE DO SUL
Local: Pontifícia Universidade Católica (Porto Alegre/ RS)
Informações: rs@copateniseu.com.br
Fax: (51) 3245-3925
Categoria 12 anos – de 5 a 8 de maio (disputa encerrada)
Categoria 14 anos – de 12 a 15 de maio (disputa encerrada)
Categoria 18 anos – de 19 a 22 de maio (disputa encerrada)
Categoria universitário – de 26 a 29 de maio – inscrições até o dia 24 de maio de 2010
Cronograma
RIO DE JANEIRO
Local: Fazenda Clube Marapendi (Rio de Janeiro/RJ)
Informações: rj@copateniseu.com.br
Fax: (21) 2480-7130
Categoria 12 anos – de 8 a 11 de maio – disputa encerrada
Categoria 18 anos – de 15 a 18 de maio – disputa encerrada
Categoria 14 anos – de 22 a 25 de maio – em disputa
Categoria universitário – de 27 a 30 de maio – inscrições encerradas