Porto Alegre (RS) – Diogo Casa (Colégio São José – Pelotas) e Janeska Mendes (E.E. Glicério Alves) são os primeiros finalistas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009 nos 14 anos. Na tarde desta sexta-feira (24/04), Diogo, primeiro cabeça-de-chave, eliminou Rafael Lenz (Colégio Rosário) por 6/0 e 6/4. Janeska, em seu primeiro campeonato na vida, passou por Melissa Lee (Colégio Farroupilha – CPOR) por 6/3 e 6/4.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Aluna da oitava série de escola estadual, Janeska estava emocionada com a vitória, conquista compartilhada pelos colegas do Projeto WimBelemDon, que procura, por meio do ensino do tênis e da realização de atividades extraescolares, desenvolver habilidades e atitudes nas crianças, buscando facilitar seu processo de integração social. “Eu estava muito nervosa, mas as bolas de fundo me salvaram”, contou Janeska, 13 anos, com voz entrecortada. Ela também vê no tênis, de certa maneira, uma forma de salvação. “Não me imagino competindo como tenista profissional no futuro, porém vejo o esporte como um caminho para crescer como pessoa”, completa.
O 1m87cm de Diogo já está acostumado à movimentação mais febril dos 16 anos, categoria em que está atuando desde o início de 2009 e na qual ocupa o 39º lugar no ranking da CBTenis. Por isso, ele mesmo diz que não está jogando como gostaria. “O ritmo é mais lento do que nos 16”, compara Diogo, que completará 15 anos em julho.
Neste sábado (25/04), as semifinais começarão às 9h, no Complexo Esportivo da PUCRS, e a entrada é gratuita. O campeão em cada uma das categorias ganhará uma viagem aos Estados Unidos nas férias de julho para desenvolver mais o tênis. “Este é o objetivo”, assegura Diogo ao se referir ao título e à possibilidade de conhecer os Estados Unidos. Pelo Circuito Cosat, em 2008, o estudante do primeiro ano do Ensino Médio esteve na Argentina e no Uruguai. E, em 2009, pelos 16, jogou no Peru, na Bolívia e no Chile.
Enquanto os tenistas corriam pelas quadras, dezenas de olhos estavam impressionados com toda aquela movimentação. Eram os integrantes do núcleo da PUCRS da Fundação Tênis, uma organização, que, desde 2000, procura o desenvolvimento motor e a capacitação técnica individual de crianças por meio do tênis. A maior parte dos quase 40 atletas estuda na Escola Municipal Mariano Becker, encravada na Vila Bom Jesus, uma área de elevado risco social em Porto Alegre. “Alguns deles nunca tinham visto uma partida de tênis antes”, explica o professor André Barreto, que junto ao colega Gustavo Dubois, teve como objetivo fazer uma aula diferente, em que os estudantes entre nove e 15 anos vivenciassem o ambiente de um torneio. Hoje, a Fundação contabiliza sete núcleos – cinco no Rio Grande do Sul e um em Pirituba, em São Paulo.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009 é patrocinada pelo Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, com a chancela da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e o apoio do Clube do Tênis, PUC-RS, USP, Revista Tennis View e Federações de Tênis dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A etapa gaúcha também conta com o apoio da HP do Brasil, Impressoras e Multifuncionais.