Rio de Janeiro (RJ) – Cabeça de chave 1 da etapa universitária da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário no Rio de Janeiro e número 479 do ranking mundial, Felipe Lemos (PUC) estreou com vitória na competição, que premia os campeões com uma bolsa de estudos e treinamento na conceituada academia Sanchez-Casal, em Barcelona (Espanha). O primeiro favorito não teve problemas para garantir sua vaga nas oitavas de final do torneio, que até domingo reúne estudantes de universidades públicas e particulares nas quadras da Fazenda Clube Marapendi, na Barra da Tijuca.
Felipe conquistou uma vitória tranquila contra Renato Silva (Estácio de Sá) por 6/1 e 6/0. Apontado como forte favorito ao título, ele diz que a chave do torneio está competitiva e opta pela cautela ao falar de suas expectativas.
“A chave está equilibrada, todos que estão no torneio são universitários e têm bastante experiência”, diz Felipe, satisfeito com o desempenho na primeira partida. “Realmente foi uma estreia relativamente tranquila e não fui tão exigido quanto poderia, mas ainda assim joguei bem, todos os golpes entraram. É bom começar um torneio dessa maneira para adquirir confiança”.
Felipe e os outros vencedores da segunda rodada voltam à quadra nesta sexta-feira para disputar as oitavas de final da chave masculina. O segundo dia da etapa – a quarta e última da seletiva carioca da Copa Itaú, que ao longo de todo o mês de maio movimentou as quadras do Marapendi – também terá a estreia das meninas na competição, com a realização de duas partidas pela primeira rodada. No sábado, serão realizadas as quartas de final e semifinais das duas chaves, definindo os tenistas que brigarão pela cobiçada viagem à Espanha no domingo.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico aliado à formação intelectual dos tenistas por meio dos estudos, a Copa Itaú reúne jogadores matriculados em instituições de ensino público e particular em quatro categorias com inscrições gratuitas. Seis tenistas do Rio já carimbaram o passaporte para a Espanha: Vitor Leal (Esc. Mod. Campos) e Nicole Souza (Anglo-Americano), na categoria 12 anos; Lucas Biato (Palas) e Ingrid Martins (Escola Parque), na categoria 14 anos; e Pietro Jordão (Anglo-Americano) e Juliana Gonçalves (Braga Carneiro), na categoria 18 anos. A competição, que acontece simultaneamente no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, distribui ao todo 32 bolsas de estudo e treinamento.
Formato de sucesso comprovado em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia a dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo a compreensão da necessidade de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. Entre os ídolos do tênis que aprovam a ideia e trazem no currículo a experiência de quem já foi aluno-atleta estão John McEnroe, Mikael Pernfors, James Blake, John Isner, Jimmy Connors, Arthur Ashe entre muitos outros.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realiza seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No ano passado, os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
Inscrições gratuitas beneficiam atletas de todas as classes sociais – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis está no fato de que a competição beneficia alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros Estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
Clínica de Tênis – Todas as seletivas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 contam com clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área. No Rio de Janeiro, a atividade será comandada por Ricardo Acioly no dia 30, às 10h30, após a decisão da categoria universitária, encerrando a seletiva carioca da competição. A clínica é aberta e gratuita a pais, tenistas, treinadores e à comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail rj@copateniseu.com.br.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
Cronograma
RIO DE JANEIRO
Local: Fazenda Clube Marapendi (Rio de Janeiro/RJ)
Informações: rj@copateniseu.com.br
Fax: (21) 2480-7130
Categoria 12 anos – de 8 a 11 de maio – disputa encerrada
Categoria 18 anos – de 15 a 18 de maio – disputa encerrada
Categoria 14 anos – de 22 a 25 de maio – disputa encerrada
Categoria universitário – de 27 a 30 de maio – em disputa