A segunda edição da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário terminou no último domingo, dia 30 de maio, revelando os melhores tenistas de quatro etapas estaduais, realizadas no Paraná, no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro. No total, 32 campeões já estão se preparando para embarcar à Barcelona, onde irão desfrutar do prêmio: uma bolsa de treinamento e curso de idioma em uma das academias mais importantes do mundo, a Sanchez-Casal. O embarque está programado para o dia 17 de julho e os atletas retornam ao Brasil no dia 31 do mesmo mês.
Para definir este seleto grupo, foram necessárias nove semanas de acirradas disputas, entre os meses de março e maio, com a participação de 998 alunos-atletas de 654 instituições de ensino público e particular, divididos entre as categorias universitária e 12, 14 e 18 anos masculino e feminino. As inscrições para a segunda temporada da competição foram gratuitas e os jovens viajam com todas as despesas pagas, assim como aconteceu em 2009, quando o prêmio levou os vencedores à sede de Naples da Sanchez-Casal.
Seis dos campeões da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 subiram ao topo do pódio pelo segundo ano consecutivo. Nos 14 anos, foram contempladas novamente a paulista Beatriz Maia (C. São Luis) e a gaúcha Suellen Abel; no universitário, o paranaense Valter Mori (FAE) e o gaúcho Yuri Radomsky (PUC); nos 12 anos, a paranaense Lara Oliveira (C. Santa Cruz); e nos 18 anos, o paulista Lucas Vaz (C. Fleming).
O quadro de campeões da categoria universitária traz ainda nomes conhecidos no circuito profissional de tênis. No Rio de Janeiro, o título ficou com Joana Cortez, aluna da Universidade Estácio de Sá e detentora de duas medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, enquanto em São Paulo os troféus da mesma categoria ficaram com os tenistas profissionais Carla Tiene e Eric Gomes, ambos representantes da Unisantana.
A lista de vencedores dos 12 anos se completa com os paulistas Igor Schattan (C. Jean Piaget) e Ana Luíza Farinha (C. São Luís), o paranaense Eduardo Zukovski (C. Sapiens), os cariocas Vitor Leal (Esc. Mod. Campos) e Nicole Souza (C. Anglo-Americano) e os gaúchos Natália Chundo (C. Farroupilha) e Orlando Luz (E.E. Princesa Isabel); nos 14 anos também estão o paulista Osni Santos Jr. (C. Progresso), os paranaenses Marcelo Tebet Filho (C. Marista) e Jéssica Lee (C. Marista), os cariocas Lucas Biato (C. Palas) e Ingrid Martins (Escola Parque) e o gaúcho Stefano Blatt (C. Sinodal); nos 16 aparecem os paulistas Lucas Vaz (C. Fleming) e Manoela Chiacchio (Soc. Campineira), os paranaenses Fernanda Amaral (C. Positivo) e André Tavares (Instituto de Identificação do Estadual de Maringá), os cariocas Pietro Jordão (C. Anglo-Americano) e Juliana Gonçalves (C. Braga Carneiro) e os gaúchos Carmene Goulart (E.E.Maria Rocha) e Gabriel Friedrich (C. Centenário); enquanto no universitário estão a paranaense Larissa Miura (UFPR), o carioca Felipe Lemos (PUC) e a gaúcha Cátia Allebrandt (Unisinos).
Reconhecimento ao Apoio das Instituições de Ensino
Além de oferecer a bolsa de estudo e treino aos campeões, em cada Estado a Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 premiou com troféu a “Melhor Escola” e a “Melhor Universidade”, de acordo com o desempenho de seus alunos-atletas na soma de resultados das chaves de simples e de duplas. A PUC (RS) e os colégios São Luis (SP) e Farroupilha (RS) conquistaram o bicampeonato, enquanto a USP, a UNIFAE (PR) e os Colégios Positivo Júnior (PR) e Anglo-Americano (RJ) alcançaram pela primeira vez a vaga entre os melhores. A PUC foi ainda campeã no Rio de Janeiro.
Expansão da Competição
A inclusão da seletiva no Estado do Rio de Janeiro faz parte do projeto de expansão da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário. A disputa carioca teve como sede a Fazenda Clube Marapendi e o evento ainda passou pelo Clube do Tênis (PR), pelo Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (SP) e pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (RS).
Atividades Gratuitas Para o Público
Outra novidade na temporada de 2010 da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário foi a promoção de atividades gratuitas para o público dos estados sede dos jogos. A programação de todas as etapas previa a realização de palestra sobre Prevenção de Lesões Esportivas, tema que foi amplamente explorado pelo Dr. Rogério Teixeira da Silva, mestre e doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP e presidente do Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia (NEO) e do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010. Além disso, os amantes do esporte também puderam aperfeiçoar suas habilidades nas clínicas de tênis ministradas no Rio Grande do Sul por Cristiano Testa, no Rio de Janeiro por Ricardo Acioly, em São Paulo por Mauro Menezes e no Paraná por Magnum Brotto e Evaldo Ribeiro.
Exemplo de Superação
Quem esteve na etapa do Paraná pôde conferir de perto a determinação e o amor ao esporte que existe no jogo do tenista Marcus Vinicius Jaszczerski, representante do Colégio Ágape, na categoria 14 anos. Portador de deficiência física nos membros superiores ele não se deixou abater pela “aparente” limitação e marcou presença na competição. O esforço lhe rendeu o Troféu Superação, entregue pelo gerente do Poder Público do Banco Itaú, Elson Pereira Magalhães.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 foi uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia (NEO), em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
QUADRO DE CAMPEÕES
ETAPA DE SÃO PAULO
12 anos – Igor Schattan (C. Jean Piaget) e Ana Luíza Farinha (C. São Luís)
14 anos – Osni Santos Jr. (C. Progresso) e Beatriz Maia (C. São Luís)
18 anos – Manoela Chiacchio (Soc. Campineira) e Lucas Vaz (C. Fleming)
Universitário – Carla Tiene (Unisantana) e Eric Gomes (Unisantana)
Melhores Instituições de Ensino – Colégio São Luis e USP
ETAPA DO PARANÁ
12 anos – Lara Oliveira (C. Santa Cruz) e Eduardo Zukovski (C. Sapiens)
14 anos – Marcelo Tebet Filho (C. Marista) e Jéssica Lee (C. Marista)
18 anos – Fernanda Amaral (C. Positivo) e André Tavares (Instituto de Identificação do Estadual de Maringá)
Universitário – Valter Mori (FAE) e Larissa Miura (UFPR)
Melhores Instituições de Ensino – Colégio Positivo Júnior e UNIFAE
ETAPA DO RIO DE JANEIRO
12 anos – Vitor Leal (Esc. Mod. Campos) e Nicole Souza (C. Anglo-Americano)
14 anos – Lucas Biato (C. Palas) e Ingrid Martins (Escola Parque)
18 anos – Pietro Jordão (C. Anglo-Americano) e Juliana Gonçalves (C. Braga Carneiro)
Universitário – Joana Cortez (Estácio de Sá) e Felipe Lemos (PUC)
Melhores Instituições de Ensino – Anglo-Americano e a PUC
ETAPA DO RIO GRANDE DO SUL
12 anos – Natália Chundo (C. Farroupilha) e Orlando Luz (E.E. Princesa Isabel)
14 anos – Stefano Blatt (C. Sinodal) e Suellen Abel (C. Fund. Evangélica)
18 anos – Carmene Goulart (E.E.Maria Rocha) e Gabriel Friedrich (C. Centenário)
Universitário – Cátia Allebrandt (Unisinos) e Yuri Radomsky (PUC)
Melhores Instituições de Ensino – Colégio Farroupilha e PUC