São Paulo (SP) – A noite desta quinta-feira, dia 09 de julho, foi de ansiedade no Aeroporto Internacional de Guarulhos/ Governador André Franco Montoro, em São Paulo, onde os campeões da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009 se encontraram para viajar à sede de Naples da Academia Sanchez-Casal, como prêmio oferecido pela competição. Caçula da equipe, com apenas 10 anos de idade, a paranaense Lara Oliveira, aluna do Colégio Santa Cruz, era uma das mais animadas. “Está sendo diferente porque nunca viajei sozinha e nem de avião. Acho que vai ser bom porque eles [equipe da Sanchez-Casal] devem ter um trabalho físico, técnico e mental diferente”.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Mateus Rucci, do Paraná, e Diogo Casa, do Rio Grande do Sul, também estão usufruindo da primeira experiência nos Estados Unidos. “Estou bem ansioso. Nunca sai do Brasil”, disse Rucci, do Colégio Ideal. “Minha expectativa está a melhor possível. Eu nunca fui para os Estados Unidos. Quero aproveitar bastante a oportunidade que estou tendo”, completou Casa, do Colégio São José.
O prêmio – uma semana de treinamento, incluindo clínica de tênis, preparo físico e curso de inglês – foi conquistado por alunos de instituições de ensino público e particular que participaram de seletivas estaduais realizadas no Paraná, no Rio Grande do Sul e em São Paulo, nas categorias juvenil (12, 14 e 17 anos) e universitária. “Vai ser bom para saber a opinião de outras pessoas sobre o meu jogo, aprender mais sobre treinamento, sobre o método da academia. Acho que será uma semana para aprender e voltar ao Brasil para aperfeiçoar esses ensinamentos”, ressaltou a gaúcha Thais Xavier, do Colégio São José.
A equipe de atletas se completou com os paranaenses Renan Freitas (Colégio Bom Jesus), Maria Vitória Beirão (Colégio Positivo), Priscila Garcia (Colégio Positivo), Ricardo Hopker (Colégio Estadual do Paraná) e Regina Turek (Universidade Positivo); os gaúchos Gabriel Hocevar (Colégio Pastor Dohms), Ana Laura John (Colégio Santa Terezinha), Suellen Abel (Fundação Evangélica), Yuri Pinheiro (PUC) e Maria Eduarda Yurgel (UFPEL); e os paulistas Antonin Haddad (Colégio São Luis), Gabriella Alves (Colégio Franciscano Pio XII), Beatriz Maia (Colégio São Luis), Mateus Silva (Colégio Notre Dame de Campinas), Liz Bogarin (Escola Estadual Lydia Kitz Moreira), Lucas Vaz (Colégio Notre Dame de Campinas) e Marcela Evangelista (Veris Educacional). Os jovens viajaram acompanhados por André Buzzoni, diretor executivo do Instituto Tênis, e Gisele Faria, gerente operacional do IT.
Pela programação, os três primeiros dias dos atletas em Miami serão de descanso e turismo. Na segunda-feira, dia 13 de julho eles já iniciam as atividades na sede de Naples da Academia Sanchez-Casal, que foi fundada pelos destaques do tênis espanhol Emilio Sanchez e Sergio Casal. O retorno dos atletas está programado para a noite de sábado, dia 18 de julho.
Lançada nesta temporada, a Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário foi uma realização do Instituto Tênis com o patrocinio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, com a chancela da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e o apoio do Clube do Tênis, PUC-RS, USP, Academia Mauro Menezes de Tênis e Revista Tennis View e Federações de Tênis dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Outras informações sobre a competição estão disponíveis no site www.trysports.com.br.