No circuito profissional desde 1999, o tenista Júlio Silva iniciou o ano de 2013 com o objetivo de desacelerar a carreira rumo à aposentadoria, após três anos consecutivos viajando a torneios pelo mundo sem a companhia de técnico ou preparador físico. “Neste ano vou disputar apenas torneios no Brasil. Enquanto isso, vou vendo quais oportunidades ligadas ao esporte surgem para mim. Tomei essa decisão porque, apesar de ter patrocínio de roupa e equipamento, me falta ajuda para custear as viagens. Quando você viaja como atleta ganha dinheiro com os prêmios, mas tem muitos gastos também. Preciso de algo mais estável”, disse o atleta, que já foi 144º do mundo em simples e 132º em duplas, além de ter representado o Brasil na Copa Davis e ter integrado as chaves de Roland Garros e do US Open.
A declaração de Júlio Silva foi dada na manhã desta segunda-feira, 4 de março, durante o lançamento da 11ª temporada do circuito de tênis de seniors Itaú Masters Tour. A competição, neste ano, terá o tenista de Jundiaí como convidado, já a partir da primeira etapa, que acontece entre os dias 8 e 10 de março, no Graciosa Country Club de Curitiba, no Paraná. O evento desta segunda-feira também contou com a presença de outros ídolos que participam do torneio, como Alexandre Hocevar, Ana Paula Zannoni, Fábio Silberberg, Givaldo Barbosa, João Soares, Patrícia Medrado, Roberta Burzagli, Sumara Passos, Andréa Vieira e William Kyriakos.
Apesar das dificuldades financeiras que já enfrentou na carreira, Júlio, hoje com 33 anos de idade, diz que conseguiu extrair boas lições de seus momentos difíceis. “Já fiz muitas viagens sem dinheiro, andando de ônibus para economizar o dinheiro do táxi, lavando a roupa na pia do banheiro do hotel, levando uma máquina de encordoar na bagagem para economizar com o encordoamento. Mas, graças a esses acontecimentos, entendo que tudo é possível para todo mundo”, contou ele, que hoje mora em Itatiba, no interior de São Paulo, com a esposa e o filho de um ano e três meses. A preocupação de trazer mais segurança para a nova família, aliás, foi um ponto fundamental para a decisão de Silva.
Mais novidades na temporada de 2013 – Nesta temporada, o seleto grupo de atletas do Itaú Masters Tour ganha ainda mais dois integrantes: Ricardo Mello, que já ocupou a 50ª posição do ranking mundial de simples, conquistou 15 títulos de Challengers e representou o País na Davis por nove anos; e Carla Tiene, capitã da Fed Cup e que também já representou o Brasil na competição como atleta. A novidade do calendário fica por conta da volta de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, como sede da competição, no Tennis Country Club, de 5 a 7 de abril.
O Circuito – Depois de Curitiba e Ribeirão Preto, o Itaú Masters Tour 2013 segue para o Rio de Janeiro, com a terceira etapa de 17 a 19 de maio, sendo que a quarta acontece em Brasília de 16 a 18 de agosto. A quinta etapa será realizada em São Paulo, de 6 a 8 de setembro. A definição dos Melhores Tenistas da Temporada acontece em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, de 13 a 17 de novembro. A competição reúne tenistas convidados com idade superior a 30 anos, que tenham sido campeões brasileiros, finalistas de Torneios ATP e representantes do País em Olimpíadas, Jogos Panamericanos, Copa Davis e Fed Cup. “Temos muito orgulho de ser parceiros do Masters Tour há várias temporadas. Além de conferirmos grandes ídolos do tênis em ação é uma excelente oportunidade de relacionamento com nosso público. O tênis está no nosso DNA”, afirma Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco.
Em 2012, sagraram-se campeões da temporada Ana Paula Zannoni, estreante na competição, e Givaldo Barbosa, único tenista a participar de todas as etapas do circuito, desde seu lançamento, em 2003. Já em 2011, Marcio Carlsson e Andréa “Dadá” Vieira foram os campeões. Nos anos anteriores, quando haviam apenas disputas masculinas, o troféu de “Melhor do Ano” foi para Fábio Silberberg (2003 e 2004), Júlio Góes (2005), Danilo Marcelino (2006), Nelson Aerts (2007), João Soares (2008) e Marcelo Saliola (2009 e 2010).
Assim como em 2012, cada etapa do Itaú Masters Tour 2013 será disputada por oito duplas masculinas e quatro femininas, que terão suas parcerias alternadas a cada nova competição, fazendo com que os atletas pontuem individualmente no ranking do circuito. Na chave dos homens, uma vaga é reservada para uma dupla de destaque do clube sede da competição.
“Um dos motivos do sucesso do Itaú Masters Tour é o fato de que o evento promove uma integração harmônica entre competição e confraternização, com atividades esportivas e sociais, nas quais os participantes têm oportunidades únicas de ampliar sua rede de relacionamento”, disse Nelson Aerts, que ao lado de Danilo Marcelino dirige da Try Sports Empreendimentos Esportivos.
O Itaú Masters Tour é um resgate da história do tênis, possibilitando que os fãs se integrem à competição por meio de atividades como Torneio PRO-AM, disputado entre trincas formadas por um atleta profissional e dois amadores convidados, Torneio Amador de Duplas, com a participação de tenistas do clube sede, divididos entre as categorias “Até 40 Anos” e “Acima de 40 Anos”, e clínicas de tênis, nas quais jogadores da competição principal ensinam um pouco de seus segredos de jogo.
A 11ª edição do Itaú Masters Tour é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio do Itaú e o co-patrocínio de Petrobras – Governo Federal, Brasil – País Rico é País sem Pobreza. A Azul é a linha aérea oficial do evento. O site oficial do evento é o www.trysports.com.br.
Itaú e o Tênis – A relação do Itaú com o tênis existe há mais de 40 anos e já ultrapassa fronteiras. Exemplo disso é o patrocínio do Sony Open, em Miami, um dos mais tradicionais torneios do Grand Slam. No Brasil, o Itaú também patrocina torneios da série ATP Challenger em Belém, Campinas, Santos, Rio de Janeiro e São Paulo. Nas categorias profissionais o banco patrocina campeonatos como o Circuito Brasileiro Future de Tênis Feminino, único torneio profissional feminino da América do Sul certificado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e que soma pontos para o ranking mundial. O Itaú acredita que uma formação sólida e consistente é fundamental para o sucesso de futuros atletas. Por esse motivo o banco apoia o Centro de Treinamento do Instituto Tênis, projeto que procura formar atletas de alto rendimento na fase juvenil e de transição para o profissional. O objetivo é descobrir talentos oferecendo estrutura física completa, equipe técnica qualificada e a oportunidade de participar de competições nacionais e internacionais. O banco apresenta também, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Circuito de Tênis Escolar e Universitário, com a finalidade de unir o tênis com a educação e destinado a estudantes de instituições de ensino público e privado. Gratuita, a competição é acessível a todos os alunos e os premiados ganham uma viagem ao exterior para treinar e estudar outro idioma.
A Try Sports – A empresa de marketing esportivo Try Sports foi fundada em 1995 pelos ex-tenistas profissionais Nelson Aerts, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Havana por equipes, e Danilo Marcelino, que chegou a figurar entre os 100 melhores do mundo. Apesar da forte atuação no tênis, a empresa possui estrutura para organizar competições de outras modalidades, em todas as categorias, além de eventos que visam fomentar o esporte no Brasil, como foi o caso do Fórum Nacional do Esporte, realizado em 2011 e 2012, em São Paulo, em parceria com o Grupo Dória. Nestas 17 temporadas de existência, a Try Sports orgulha-se de já ter promovido mais de 290 semanas de eventos, com ações competitivas, institucionais, de relacionamento, de entretenimento e de informação.
ITAÚ MASTERS TOUR 2013
1ª etapa – Curitiba/ PR – de 8 a 10 de março
2ª etapa – Ribeirão Preto/ SP – de 5 a 7 de abril
3ª etapa – Rio de Janeiro/ RJ – de 17 a 19 de maio
4ª etapa – Brasília/ DF – de 16 a 18 de agosto
5ª etapa – São Paulo/ SP – de 06 a 08 de setembro
Master – Angra dos Reis/ RJ – de 13 a 17 de novembro