Uberlândia (MG) – O brasileiro Fernando Romboli, que chegou a ocupar o posto de segundo melhor juvenil do mundo em 2007, é uma das atrações deste domingo na I Medilar Tennis Cup, que distribui US$ 15 mil e está sendo disputada no Praia Clube de Uberlândia, em Minas Gerais. Cabeça-de-chave 1 do qualifying, Romboli entra em quadra para brigar por uma das oito vagas na chave principal do torneio, o primeiro future que ele disputa no Brasil em 2008. A disputa principal tem início na segunda-feira e vai até sábado, dia 24, com entrada gratuita.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Romboli passou as últimas oito semanas jogando na Europa em busca de experiência internacional e pontos no ranking. A transição para o profissionalismo depois dos bons resultados conquistados ainda como juvenil nos últimos anos – como o vice-campeonato do Banana Bowl em 2006 e a classificação às quartas-de-final de Roland Garros em 2007 – é encarada como um desafio pelo tenista.
– Foi muito importante passar essa temporada na Europa. O nível é muito alto e já posso sentir que meu jogo evoluiu em vários aspectos, principalmente a parte mental. Nos torneios que disputei percebi que dificilmente você vai ganhar um jogo em dois sets, então é muito importante manter a concentração e ficar firme em quadra. Se você desanima, eles passam por cima. Se você consegue se manter com foco, você equilibra o jogo porque no aspecto técnico a diferença não é tão grande – analisa Romboli, nascido no Rio de Janeiro mas criado em Santos, São Paulo.
O primeiro adversário de Romboli na luta por uma vaga na chave principal será Lucas Santana, que neste sábado derrotou Victor Maynard por 2 sets a 0, com duplo 6/3. Os dois já se enfrentaram nos tempos de juvenil, mas Romboli sabe que muita coisa mudou desde então.
– É diferente enfrentar num torneio profissional alguém com quem você jogou em competições juvenis. Aqui é todo mundo igual, chega uma hora em que a diferença de idade não importa mais. Vai ser uma estréia difícil, mas espero conseguir aplicar aqui o que aprendi nesse tempo jogando fora do país – diz Romboli.
A I Medilar Tennis Cup reunirá representantes de 12 países até o próximo sábado em Uberlândia. Neste sábado foi disputada a primeira rodada do qualifying, com tenistas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Equador iniciando a luta por uma vaga na chave principal.
O I Medilar Tennis Cup é apresentado pela Unimed Uberlândia com o patrocino da Medilar Emergências Médicas e o apoio de Unimed Goiânia, Unimed São José do Rio Preto, MCJ – Consultoria e Gestão de Saúde, Praia Clube de Uberlândia, Dunlop, Hotel San Diego, Composer – Gráfica e Editora, Federação Mineira de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, ITF e ATP. A organização é da Try Sports Empreendimentos Esportivos.
I MEDILAR TENNIS CUP
Período: de 17 a 24 de maio de 2008
Local: Praia Clube de Uberlândia
Endereço: Praça Primo Crosara, 505 – Copacabana – Uberlândia/ MG – (34) 3256-3131
* Entrada Gratuita