O brasileiro Rogério Dutra da Silva conquistou neste sábado diante de uma empolgada torcida,de muito sol e calor no Campos do Jordão Tênis Clube, o título da 11ª edição da MasterCard Tennis Cup. Ele derrotou o sul-africano cabeça-de-chave 3 do torneio e campeão da edição de 2010, Izak Van Der Merwe, por 6/4 6/7(5) 6/3, em 1h59 min de jogo.
Este foi o título mais importante da carreira do tenista, 132o do ranking e quarto melhor brasileiro na lista mundial. Com os 90 pontos conquistados em Campos do Jordão, Rogerio deve se aproximar pela primeira vez do top 100.
“A semana inteira foi fantástica, incrível e difícil. Sabia que era um jogo mais mental, porque ele tem um saque absurdo e não dá ritmo. Eu gosto de bater na bola, de pontos longos, e hoje isso não ia acontecer “ disse o brasileiro que há dois anos treina em Santa Catarina na Academia Larri Passos. “O título vem coroar o trabalho que venho fazendo com o Bocão(técnico Marcus Vinicius Barbosa) e todo o pessoal do Instituto Larri Passos.E agora, com esse ranking próximo do top 100, começo a bater na trave de torneios maiores e acho que estou no caminho certo para melhorar ainda mais”, continuou o quarto brasileiro a levantar o troféu da MasterCard Tennis Cup. Ricardo Mello ficou com os títulos de 2002 e 2006 e André Sá, de 2005.
Depois de cinco anos sem comemorar o título de um tenista do País, a torcida lotou a quadra central com capacidade para 1,5 mil expectadores e atenderam o chamado de Rogério.
“Gosto muito de jogar com público e de chamar a torcida. Ontem já tinham me apoiado bastante e hoje no primeiro game, quando já estava cheio, soltei um ‘vamos’ e o público correspondeu o jogo inteiro”, explicou Rogério Silva, torcedor do São Paulo e que após a partida recebeu os cumprimentos de um de seus ídolos do futebol, Raí, que veio prestigiar a MasterCard Tennis Cup.
Van Der Merwe, que disputou sua terceira final na MasterCard Tennis Cup, tendo sido campeão em 2010, elogiou a atuação de Silva e da torcida.
“Este é um torneio que gosto muito de jogar, muito bem organizado e já disputei três finais. A torcida me apoiou durante a semana mas hoje ficou do outro lado, naturalmente. Além disso, o Rogério jogou muito bem e não tive chances, mas pretendo voltar no ano que vem”, falou o sul-africano.
Primeiro brasileiro a vencer em Campos desde Ricardo Mello em 2006, Rogério Dutra e Silva vai somar 90 pontos no ranking e levar um cheque de US$ 7,2 mil . Van Der Merwe ganhou 55 pontos e U$ 4,2 mil.
Rogério chegou ao título da MasterCard após vencer cinco estrangeiros, na estreia o argentino Diego Schwartzman, na sequência o chileno Guillermo Araguiz, depois o colombiano Robert Farah. Na semifinal o ex-campeão, da Argentina, Brian Dabul e hoje Van Der Merwe, campeão da temporada passada.
Campanha de Rogério Dutra Silva na MasterCard Tennis Cup
Rogério D.Silva d. Diego Schwartzman(ARG) 6/3 5/7 6/2
Rogério D.Silva d. Guillermo R.Aranguiz(CHI)
Rogério D.Silva d. Robert Farah(COL) 7/5 6/3
Rogério D.Silva d. Brian Dabul(ARG) 6/3 6/2
Rogério D.Silva d. Izak V.D.Merwe(RSA) 6/4 6/7(5) 6/3
* Fotos de Rogério Silva em jogo – Créditos: João Neto
Foto de Rogério Silva e Raí- Crédito: João Pires
A MasterCard Tennis Cup 2011 é patrocinada pela MasterCard, com o co-patrocínio de Cielo, Redecard, Amil, Stella Artois, Samsung, Contax, Citroen – o carro oficial do evento, MDS Consultores de Seguros e Risco, HP Impressoras e Multifuncionais, Braskem, Fila – a marca esportiva oficial, Rio Quente Resorts, Safran Morpho, Resource, Comgás e Wittel, e o apoio de Tênis Clube de Campos do Jordão, Federação Paulista de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, ITF, ATP, WTA, TV Bandeirantes, BandSports, CorporaTV, Isto É Dinheiro e Isto É Gente. A realização é do NEO, em parceria com a Try Sports, via Lei do Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte/ Governo Federal do Brasil – “País rico é país sem pobreza”.
Todos os campeões da MasterCard Tennis Cup
2011- Rogério Dutra da Silva
2010- Izak Van Fer Merwe
2009 – Horacio Zeballos (ARG)
2008 – Brian Dabul (ARG)
2007 – Brian Dabul (ARG)
2006 – Ricardo Mello (BRA)
2005 – André Sá (BRA)
2004 – Takao Suzuki (JAP)
2003 – Giovani Lapentti (EQU)
2002 – Ricardo Mello (BRA)
2001 – Ramon Delgado (PAR)