Uberlândia (MG) – Serão definidas neste sábado os finalistas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos – masculino e feminino – da quarta etapa do Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro, que acontece no Praia Clube de Uberlândia, em Minas Gerais. Um dos destaques das semifinais será o duelo entre as amigas e locais de Uberlândia Gabriela Klink e Rany Borges, que brigam pela vaga na decisão do torneio na categoria 16 anos.
Parceiras de treinos, Gabriela e Rany comemoram a presença garantida de uma uberlandense na final, mas gostariam de evitar o confronto direto. Rany, que perdeu sua partida nesta sexta-feira para a gaúcha Juliana Pires, mas conseguiu a classificação em segundo lugar em seu grupo, não esconde a tensão antes do duelo.
– Acho que é bom para a cidade, porque já temos alguém garantido na final, mas é claro que não é legal enfrentar uma amiga. Às vezes fico mais tranqüila quando não conheço minha adversária. Quando você conhece bem a pessoa e sabe que ela é uma boa jogadora, a tensão acaba sendo maior – diz Rany, que tentará usar o conhecimento do estilo da rival para vencer a partida. – Vou ter que trocar muitas bolas com ela e tentar impedir que ela acerte tanto. A Gabi bate muito bem na bola e se ela jogar solta fica difícil.
Gabriela teve dificuldades no início de sua última partida pela fase classificatória do grupo, contra a goiana Rayza Barbosa. Chegou a chorar em quadra quando viu a adversária abrir 4 a 1 no primeiro set, mas recuperou a concentração e virou a parcial, fechando a partida em 7/6 (8/6) e 6/2.
– Estava muito nervosa antes da partida e quando vi que ela estava abrindo vantagem perdi um pouco o controle. Mas chorei, desabafei e consegui voltar para o jogo. Acho que consegui passar mais a bola e ela cometeu muitos erros – disse Gabriela, que espera um confronto equilibrado contra Rany. – Nós treinamos juntas aqui em Uberlândia e é sempre complicado enfrentar uma amiga. É ótimo jogar em casa por causa do apoio da torcida, mas na próxima rodada isso vai ser dividido porque são duas tenistas locais. Estou otimista, estou treinando bastante e espero conseguir um bom resultado.
Outro anfitrião a garantir presença na semifinal foi Higor Silva, na categoria 12 anos. O uberlandense confirmou o favoritismo e derrotou nesta sexta o carioca Bernardo Bertolucci por 6/3 e 6/2, enfrentando na luta pela vaga na final o brasiliense Pedro Guimarães. Na outra semifinal, Vitor Pinheiro, de São José dos Campos, encara o cabeça 2 do torneio, o goiano Henrique Mazão. Entre as meninas da mesma categoria, a primeira pré-classificada do torneio, a paranaense Mariana Buffara, enfrenta a mineira Dominique Faria; e a paulista Carla Forte enfrenta a conterrânea Chiara Sandri.
Julianna Bacelar (GO), Raissa Adusumilli (DF), Stefania Haddad (SP) e Victória Carvalho (SP) brigarão por vagas na final da etapa de Uberlândia nos 14 anos feminino. No masculino, o baiano Alexandre Schnitamn, cabeça 1 do torneio, e o paulista Guilherme Destefani se enfrentam por um lugar na decisão, enquanto Bernardo Silva (BA) e Thomaz Takemoto (SP), segundo pré-classificado da chave, brigam pela outra vaga. Os semifinalistas dos 16 anos masculino e 18 anos masculino e feminino serão definidos nos jogos que encerram a rodada de simples desta sexta-feira
Depois da etapa de Uberlândia, o Circuito Unimed, que já passou por Florianópolis (SC), Itajaí (SC) e Rio de Janeiro (RJ), segue para outras duas grandes cidades do Brasil antes da disputa do Masters, em novembro, em São Paulo.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro 2006 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e apoios de Unimed Seguros, Dunlop – a bola oficial do circuito, Olympikus – a marca esportiva oficial, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Apóiam esta terceira etapa a Federação Mineira de Tênis, o Praia Clube de Uberlândia e os Hotéis Executive Inn e San Diego Suites.