Florianópolis (SC) – A sexta-feira foi de sol e muito calor na ilha de Florianópolis e o público que compareceu para prestigiar a 8a etapa do circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro pôde presenciar ótimos jogos de tênis, nas quadras da Federação Catarinense, onde foram decididos os semifinalistas da competição, que indica os classificados para o Master. As semifinais do torneio acontecem neste sábado, a partir das 10 horas.
Os tenistas da categoria 12 anos foram os primeiros a garantir vaga na semi. Entre as meninas, a gaúcha Martina Yurgel duela contra a paranaense Fernanda Amaral e a paulista Nathaly Kurata enfrenta a conterrânea Stefania Haddad; enquanto na chave masculina, os confrontos que definirão os finalistas serão entre Tiago Pinheiro (SP) e Pedro Oliveira (SP); e Mário Littieri (PR), que pega Bruno Sant’Anna (SP).
No 14 anos feminino, as paulistas dominaram as quartas-de-final. Flávia Borges e Mariana Sonnervig, cabeças 1 e 2, respectivamente, confirmaram o favoritismo. Borges, atual 1ª do Brasil, superou a catarinense Milena Poffo, por 2 sets a 0, sendo as parciais de 6/0 e 6/3 e irá enfrentar a cabeça 3 do torneio, a também paulista Maria Sant’Anna, que passou pela gaúcha Juliana Pires (6/3 e 6/3). Na outra semifinal, Isadora Busch irá encarar Mariana Sonnervig, terceira melhor tenista do País no ranking da categoria. Busch derrotou a catarinense Mariel Maffezzolli no primeiro confronto entre elas. A partida só foi decidida no terceiro set, com Isadora vencendo de virada (3/6, 6/3 e 6/0).
“Estou muito feliz. A Mariel é uma jogadora muito forte e vi que tinha que trocar bastante bolas, mas joguei firme e dei certo”, disse Isadora Busch, depois da vitória contra a 6ª do Brasil. Já Mariana Sonnervig, atual líder da edição de 2005 do circuito Unimed passou por Giovanna Palumbo (SP), cedendo apenas um game (6/0 e 6/1). “Foi um jogo até tranqüilo. Errei bolas fáceis, mas faz parte”, disse Sonnervig.
Na chave masculina dos 14 anos, Keiji Hinohara (RS), Andre Vidaller (SP), Bruno Orlandini (SP) e Rodrigo Almeida (PR), são os classificados. Hinohara passou pelo paulista Rafael Rondino (4/6, 6/2 e 6/0) e joga contra Vidaller, que eliminou o catarinense André Baran (7/6(3) e 6/2). Já Orlandini, que venceu o paulista Enrico Patriarca (6/1 7/5) duela contra o paranaense Almeida, que superou Ebran Theilacker, de Santa Catarina, (7/5 6/3).
Nos 16 anos feminino, a catarinense Gabriela Vieira surpreendeu a cabeça 2, Ana Ferreira, também de Santa Catarina, por 6/3 e 6/4 e irá encarar Luiza Sonnervig, de São Paulo, que passou por Martina CE (RS), por 2 sets a 0 (7/5 e 6/4). Na outra semifinal, se enfrentam: Gabriela Rangel (SP), principal favorita ao título e Natália Cheng (SC). Rangel passou por Giulia Marques, também de São Paulo (6/4 e 6/2), enquanto que Cheng eliminou a tenista local Bruna Vieira, por 2 sets a1, sendo as parciais de 2/6, 7/6 (4) e 6/2.
O circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e o apoio de Head/ Penn – Brasil, Revista Tennis View, CBT e Federação Catarinense de Tênis.