Cuiabá (MT) – Estão definidos os primeiros semifinalistas da sétima etapa do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro, que acontece pela primeira vez em Cuiabá, no Mato Grosso. A rodada desta sexta-feira nas quadras de saibro da Cia do Tênis revelou os tenistas que irão brigar pela vaga na final das categorias 12 anos masculino; 14 anos feminino e masculino; e 16 anos feminino.
O confronto mais esperado do dia na categoria 14 anos foi travado entre o tenista da casa João Vitor Fernandes, cabeça-de-chave número 1, e o paulista Bruno Orlandini. Acostumado ao calor de Cuiabá e provando que está em grande fase, João Vitor foi impecável no primeiro set e não deu chance ao amigo Orlandini, vencendo o primeiro set por 6 a 1. Na segunda parcial, o paulista, que já havia solicitado atendimento médico em função do forte calor, sentiu ainda mais o cansaço e desistiu da partida quando perdia por 2 a 0.
– Joguei bem, mas acho que o que pesou contra ele foi o calor. Estou mais acostumado ao clima daqui – disse João Vitor. – Estive muito concentrado no primeiro set. Ele bate muito forte na bola e hoje eu consegui devolver muito bem, acho que isso fez a diferença. Mantive um ritmo bom em todo o set e consegui a vitória por esse placar. Foi uma pena ele ter passado mal, gostaria que a partida tivesse tido outro desfecho.
João Vitor enfrenta na semifinal o paulista Ídio Escobar, que nesta sexta-feira derrotou o catarinense Felipe Poffo por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4. A outra vaga na final ficará com o vencedor do confronto entre José Melgarejo (MS) e Rodrigo Almeida (PR). Melgarejo garantiu a vaga ao derrotar André da Mata, de Mato Grosso, enquanto Almeida passou pelo catarinense Ebran Theilacker.
Nos 14 anos feminino Mato Grosso também estará representado. Kauana Gonçalves, de Cuiabá, brigará por um lugar na final com a paulista Luiza Sonnervig. A decisão da categoria pode ser um duelo em família: a irmã de Luiza, Mariana Sonnervig, faz a outra semifinal contra a paranaense Giovana Portiolli.
A semifinal dos 16 anos feminino contará com duas goianas: Verusa Dias terá pela frente a catarinense Bianca Spinassi, enquanto Rayza Barbosa encara a vice-líder do ranking da categoria e cabeça-de-chave 1 do torneio, a paulista Gabriela Rangel.
Nos 12 anos, o primeiro pré-classificado do torneio, Matheus Costa (SP), enfrenta o último representante do Mato Grosso na categoria, Guilherme Rezende. Cabeça-de-chave número 2 da disputa, o paulista Thiago Pinheiro duela com Marcus Meyer, de Mato Grosso do Sul.
Após passar por Cuiabá, o Circuito Unimed seguirá para Florianópolis, no fim de outubro, e para o Rio de Janeiro, onde no fim de novembro será disputado o Masters da competição, reunindo os oito melhores tenistas de cada categoria.
O circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e o apoio de Head/ Penn – Brasil, Revista Tennis View, Cia do Tênis, CBT, Sicredi e Federação Mato-grossense de Tênis. Todas as informações sobre o torneio podem ser encontradas no site da Try Sports: www.trysports.com.br