Uberlândia (MG) – A quarta etapa do Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro 2006, que acontece em Uberlândia, Minas Gerais, já conhece seus primeiros finalistas. A decisão das categorias 12 e 14 anos masculino e feminino contará apenas com cabeças-de-chave neste domingo, a partir das 8h, nas quadras de saibro do Praia Clube de Uberlândia, com entrada gratuita.
Na categoria 12 anos masculino, o brasiliense Pedro Guimarães e o joséense Vitor Pinheiro têm encontro marcado na final. Terceiro pré-classificado, Pedro superou o cabeça-de-chave 1 da competição e grande esperança da torcida local, o uberlandense Higor Silva por 6/3 e 7/6 (7/4). Vitor, quarto cabeça-de-chave, garantiu a vaga ao superar o segundo pré-classificado, o goiano Henrique Mazão, por 6/0 e 6/2.
– Joguei bem, procurei impor um estilo de jogo que não era muito agradável para o meu adversário. Ele gosta de trocar bolas e eu não deixei que isso acontecesse, porque não é o meu forte. Tentei variar bastante as jogadas e acabou dando certo – diz Pedro, que espera um confronto equilibrado contra Vitor. – Já jogamos duas vezes nesta temporada e eu venci as duas, mas são sempre partidas muito difíceis. O Vitor saca muito bem.
Com a vitória sobre Mazão, Vitor conseguiu a revanche da última partida contra o rival, em junho deste ano, quando perdeu por duplo 6/2. O tenista sabia que precisaria impedir os ataques do adversário para conseguir a vitória.
– Tentei fazer com que ele ficasse no fundo de quadra a maior parte do tempo e consegui. Tinha perdido a última partida contra ele e felizmente consegui devolver o resultado agora – comemorou Vitor. – Acho que a final contra o Pedro vai ser bem equilibrada, ele tem uma esquerda muito forte e vou precisar estar atento.
Entre as meninas da categoria, a paranaense Mariana Buffara, primeira pré-classificada, e a paulista Carla Forte, segunda favorita da chave, brigarão pelo título na abertura da rodada final. Mariana derrotou com tranqüilidade neste sábado a mineira Dominique Faria por 6/1 e 6/0, enquanto Carla venceu a também paulista Chiara Sandri por 6/0 e 6/2. Líder do ranking do Circuito Unimed, Mariana pode conquistar seu segundo título na competição em 2006 – ela venceu a segunda etapa da temporada, em Itajaí (SC), e foi vice-campeã da terceira, no Rio de Janeiro. Carla, por sua vez, faturou a etapa carioca e ocupa a terceira colocação no ranking.
Primeira pré-classificada dos 14 anos, a goiana Juliana Bacelar confirmou o favoritismo e venceu a brasiliense Paula Feitosa por 7/6 (7/5) e 6/1. Ela enfrenta na decisão a paulista Victoria Carvalho, que derrotou Stefania Haddad por 6/0 e 6/1. Nos 14 anos masculino, o paulista Thomaz Takemoto, segundo cabeça, garantiu a vaga na final ao superar o baiano Bernardo Silva por 6/2 e 6/4. Ele enfrentará o paulista Guilherme Destefani, quinto favorito, que derrotou o baiano Alexandre Schnitman por 6/2 e 6/1.
Em função da chuva que cai desde o início da manhã em Uberlândia, as semifinais da etapa estão atrasadas. As partidas válidas pelas categorias 16 e 18 anos masculino e feminino serão realizadas ao longo da tarde nas quadras cobertas do Praia Clube de Uberlândia.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro 2006 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e apoios de Unimed Seguros, Dunlop – a bola oficial do circuito, Olympikus – a marca esportiva oficial, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Apóiam esta terceira etapa a Federação Mineira de Tênis, o Praia Clube de Uberlândia e os Hotéis Executive Inn e San Diego Suites.