Uberlândia (MG) – O tenista Leandro Ribeiro, Um dos maiores talentos da cidade de Uberlândia, conquistou seu primeiro título no Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro neste domingo, jogando em casa. Líder do ranking da competição, Leandro faturou a quarta etapa ao derrotar o carioca Leonardo Nahar, contando com o apoio incondicional da torcida local. Tenistas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal faturaram títulos nas finais disputadas no Praia Clube de Uberlândia.
Sem perder nenhum set no torneio, Leandro chegou à final com a confiança em alta. Apesar do favoritismo, o cabeça-de-chave 1 do torneio entrou em quadra nervoso, mas seu jogo prevaleceu e a vitória sobre Nahar veio de forma tranqüila, por 6/3 e 6/2. O tenista comemorou a conquista em seu clube de treino com a família e os amigos, que o incentivaram durante toda a partida.
– É muito legal vencer em casa, ainda mais sendo o único representante da cidade a ser campeão. O apoio da torcida fez toda a diferença para mim. Saquei bem, isso também me ajudou a conquistar a vitória – disse Leandro. – O Leonardo é muito raçudo e bate na bola com muito efeito, foi um jogo bonito. Entrei um pouco tenso, ansioso, mas aos poucos fui me acalmando e consegui controlar o jogo.
Na categoria 18 anos, o grande vencedor da etapa foi o paulista Raphael Pfister. Ele garantiu o título ao surpreeender o cabeça 1 do torneio, o paranaense Fernando Ristow, vencendo a decisão por 6/3 e 6/2. Foi o primeiro troféu do tenista num torneio de nível nacional.
– Foi um jogo muito duro, com muitas trocas de bola. Acho que consegui manter uma regularidade e meu saque também entrou bem. Comecei um pouco travado no torneio, mas fui melhorando ao longo da semana. Fernando é meu amigo e é claro que fico triste por ele, mas faz parte do jogo. Essa foi minha primeira final de um torneio brasileiro e já conquistei o título, estou muito feliz – disse Raphael.
Entre as meninas da categoria, disputada em formato de grupo, a campeã foi a paulista Verena Piccolo, com Lorayne Souza, também de São Paulo, ficando com o vice.
A gaúcha Juliana Pires conquistou o troféu da categoria 16 anos feminino ao vencer a outra representante da casa nas finais, a uberlandense Gabriela Klink, por duplo 6/2. Thomaz Takemoto e Victoria Carvalho, ambos de São Paulo, conquistaram o título na categoria 14 anos. Pedro Guimarães, do Distrito Federal, e Carla Forte, de São Paulo, foram os vencedores na categoria 12 anos.
Depois da etapa de Uberlândia, o Circuito Unimed, que já passou por Florianópolis (SC), Itajaí (SC) e Rio de Janeiro (RJ), segue para outras duas grandes cidades do Brasil antes da disputa do Masters, em novembro, em São Paulo.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro 2006 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e apoios de Unimed Seguros, Dunlop – a bola oficial do circuito, Olympikus – a marca esportiva oficial, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Apóiam esta terceira etapa a Federação Mineira de Tênis, o Praia Clube de Uberlândia e os Hotéis Executive Inn e San Diego Suites.