A 2a etapa do Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil brasileiro, em Itajaí, mostrou a nova cara do esporte nacional. Entre os campeões das oito categorias, 12 a 18 anos, masculino e feminino, alguns saíram do qualifying e surpreenderam seus adversários.
A gaúcha de Campo Bom, Martina Trierweiler era um nome desconhecido para a maioria das jogadoras da chave de 16 anos. Sem nunca ter jogado torneios nacionais fora de seu estado, a atleta que apenas nesta temporada optou pelo esporte competitivo, precisou passar pelo qualifying para disputar o titulo.
Ex-jogadora de voleibol, Martina começou a treinar todos os dias e decidiu que iria jogar tênis com seriedade. O resultado veio rápido. Com um jogo consistente e de muita força, eliminou todas as favoritas e superou, na final, Mariana Sonnervig(SP) com o placar de 6/2, 5/7 e 6/2.
Trierweiler ganhou também o título de duplas, ao lado de Carolina de Luca, sem nunca ter disputado, na carreira, uma partida oficial de duplas.
“ Eu fico muito contente com esses títulos, joguei muito bem hoje, minha direita, que é meu ponto forte entrou bem, mas tenho que treinar mais, por que faltou preparo físico, mas tenho que ir devagar, aos poucos. Só comecei a treinar sério com o Gerson Elias nesse ano e ainda posso melhorar bastante” , disse a gaúcha.
Outro destaque do Unimed de Itajaí foi Fabiano de Paula, nos 18 anos. O atleta, que também não estava entre os favoritos, começou a competição eliminando o cabeça-de-chave 2, Guilherme Marsiglia(RS) por 6/3 7/6(5). Esse foi o jogo mais difícil de todo o torneio. Depois disso, venceu todas as partidas em dois sets, inclusive a final contra o catarinense Diego Matos, por 6/3 e 6/2.
Fabiano começou tarde no tênis, aos 11 anos de idade, como pegador de bola em um hotel no Rio de Janeiro. Logo virou rebatedor e chamou a atenção de do técnico Alexandre Meireles, que o levou para treinar no Clube Marapendi. Hoje, de Paula está dando os primeiros passos no circuito profissional e a vitória na segunda etapa do Circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil brasileiro é um incentivo para os próximos desafios.
“ Agora eu vou disputar o Future de Sorocaba e ganhar aqui me dá uma confiança boa para tentar o primeiro ponto na ATP” , disse Fabiano.
Nas outras finais, no tira-teima entre as duas melhores tenistas do país na categoria 12 anos, Mariana Buffara, segunda colocada no ranking brasileiro levou a melhor.
A paranaense venceu neste domingo a 2a etapa do Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil brasileiro após aplicar 6/2 e 6/1 em Iasmin Rosa, do Espírito Santo, atual líder dos 12 anos da CBT.
No masculino, o mineiro Higor Silva, confirmou o favoritismo de cabeça-de-chave 1 e derrotou o segundo favorito, Pedro Guimarães em um jogo muito disputado.
“ Ganhei na raça, pensei em meu pai dando duro para eu viajar, tinha que ganhar” , disse Higor.
Nos 14 anos, a catarinense Milena Poffo parou Gabriela Ce, que vinha embalada pelas vitórias desde o qualifying. Venceu por 7/6(5), 2/6 e 7/5. Santa Catarina também ficou com os títulos dos 16 anos masculino, onde José Pereira Jr conquistando o troféu em cima de David Cavalcanti(RS), com um duplo 6/1, depois de um ano de jejum de títulos – O último foi na Holanda em junho de 2005-, e com Aline Berkenbrock nos 18 anos. A joinvilense superou Gabriela Vieira(SC) por 6/3 e 6/1. Nos 14 masculino, Guilherme Clezar(RS) derrotou o carioca Vitor Galvão por 6/4 e 6/2.
O Circuito Unimed 2006 teve início em Florianópolis e depois de Itajaí, passa por mais seis cidades brasileiras e termina com o Masters, em São Paulo, em novembro.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro 2006 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e apoios de Unimed Seguros, Dunlop – a bola oficial do circuito, Olympikus – a marca esportiva oficial, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Apóiam esta segunda etapa: Federação Catarinense de Tênis, Itamirim Clube de Campo, Hotel Tirol e Sandri Palace Hotel