Cuiabá (MT) – Único representante do Mato Grosso nas finais da sétima etapa do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro, em Cuiabá, João Vitor Fernandes fez a festa em casa e conquistou o título da categoria 14 anos nas quadras de saibro da Cia do Tênis. Tenistas de quatro estados – São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso – faturaram troféus e os principais favoritos acabaram levando a melhor no domingo decisivo do torneio: das seis finais, apenas uma não foi vencida pelo primeiro cabeça da chave.
Maior esperança do tênis local e cabeça-de-chave 1 do torneio, João Vitor Fernandes foi o dono da festa em Cuiabá. O anfitrião e seu rival, o paranaense Rodrigo Almeida, entraram nervosos em quadra e o início do primeiro set foi marcado por quebras de saque até que cada um conseguisse encaixar seu jogo. A parcial só foi decidida no tie-break, com João Vitor levando a melhor por 7 a 4. No segundo set o dono da casa abriu vantagem de cara e a vitória foi mais tranqüila: 6 a 1.
– O Rodrigo é um jogador que se defende muito bem. Comecei um pouco nervoso no jogo, errei bolas fáceis, mas depois consegui controlar melhor a bola e fazer o meu jogo – disse João, que disputou um torneio nacional em casa pela primeira vez. – É uma sensação diferente, tem a torcida te apoiando o tempo todo. Foi muito bom, estou muito feliz por conquistar meu terceiro título no Circuito Unimed este ano (ele já havia vencido as etapas de Itajaí e Campinas).
Na disputa dos 18 anos masculino, Moacir Santos, cabeça-de-chave número 1, teve mais trabalho do que nas outras partidas que disputou no torneio. O tenista do Paraná venceu o primeiro set com facilidade (6 a 2), mas no segundo sentiu o cansaço provocado pelo forte calor e só conquistou a vitória no tie-break, por 7 a 4. Moacir conquistou seu quarto título no Circuito Unimed 2005, depois de vencer as etapas de Itajaí, São Paulo e São José dos Campos.
– Comecei firme no jogo, fui pra cima e consegui abrir uma boa vantagem. No segundo set senti muito o cansaço, foram longas trocas de bola e ele passou a errar menos. Felizmente consegui manter a cabeça no lugar e conquistei a vitória – comemorou Moacir.
A única final que não foi vencida pelo cabeça-de-chave número 1 foi a dos 16 anos masculino. O gaúcho Marcelo Demoliner derrotou o primeiro pré-classificado, o catarinense Thales Turini, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 1/6 e 7/6 (7/1), na batalha mais longa do dia. Entre as meninas da mesma categoria, prevaleceu o favoritismo. Cabeça 1, a paulista Gabriela Rangel, que até então havia vencido todas as partidas com facilidade, precisou suar a camisa para derrotar a catarinense
Bianca Spinassi por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 3/6 e 6/4.
Nos 14 anos feminino, a vitória menos comemorada do torneio: Mariana Sonnervig faturou o título ao derrotar a irmã gêmea, Luiza Sonnervig, por 6/1 e 6/4. – É muito difícil, eu queria muito vencer mas não queria que ela perdesse. O jogo foi bem equilibrado, apesar das parciais, e em vários momentos a partida poderia ter virado para o lado dela. Mas é claro que estou feliz pelo título – disse Mariana, para em seguida receber elogios de Luiza. – Ela jogou melhor e mereceu a vitória,
manteve a cabeça no lugar nos pontos decisivos. Fico triste por perder a final mas muito feliz por vê-la ganhando.
Cabeça 1 dos 12 anos masculino, o paulista Matheus Costa superou o segundo pré-classificado da chave, Thiago Pinheiro, de São José dos Campos, e conquistou seu terceiro troféu no circuito nesta temporada – ele venceu também as etapas de Campinas e São Paulo.
Após passar por Cuiabá, o Circuito Unimed seguirá para Florianópolis, no fim de outubro, e para o Rio de Janeiro, onde no fim de novembro será disputado o Masters da competição, reunindo os oito melhores tenistas de cada categoria.
O circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e o apoio de Head/ Penn – Brasil, Revista Tennis View, Cia do Tênis, CBT, Sicredi e Federação Mato-grossense de Tênis.