Porto Alegre (RS) – A luz natural já estava caindo e a chuva recomeçara, quando a paranaense Leciane Silva eliminou a paulista Ana Thomaz por 6/3 e 6/4 na quarta etapa da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008, nesta quinta-feira de mau tempo em Porto Alegre. Pouco depois de deixar a quadra do Petrópole Tênis Clube na disputa válida pelos 14 anos, Leciane, a sétima colocada no ranking nacional, avaliou que o confronto não foi fácil: “A Ana jogou bem. Teve uns games em que vacilei, ela iniciou em vantagem, porém me recuperei”.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Três semanas de molho devido a uma tendinite no pulso direito, deixaram a paranaense Fernanda Amaral cheia de gás para jogar. Ela credita, exatamente, a esse jejum de quadra o desempenho que a fez vencer a catarinense Marina Santos por 6/0 e 6/1. “Eu estou com muita vontade de vencer”, disse a número 12 do ranking brasileiro dos 14 anos. Antes do fim deste ano, inclusive, Fernanda pretende disputar algumas partidas nos 16 para pegar ritmo.
A cabeça – que Thomaz Koch, um dos maiores tenistas da história do tênis verde-amarelo, chama de postura mental – também foi preponderante na vitória do mineiro Thiago Souza sobre o gaúcho Pietro Silva por duplo 6/2. Apesar do placar, o próprio Thiago, quarto do Brasil nos 12 anos, destaca que não teve facilidade. “Comecei perdendo por 2 a 0 nos dois sets. Com paciência, virei. A cabeça me ajudou”, garante o jogador.
Foi nos 12 anos que ocorreu um confronto daqueles que permitia sair da quadra coberta, andar pelo Petrópole e voltar. O catarinense Bernardo Oliveira precisou de mais de duas horas para derrotar o gaúcho Alexandre Kunrath por 6/2, 6/7 (5) e 10/6.
A Credicard reúne 189 atletas de oito federações nacionais, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos – masculino e feminino – em busca de pontos para o ranking brasileiro. As finais ocorrerão no domingo, dia 24.
Nesta temporada, a Credicard Citi MasterCard Juniors Cup teve início em Santos (SP), passando por Campinas (SP) e Uberlândia (MG). Após os jogos no Rio Grande do Sul, a competição segue para Curitiba (PR), até chegar à capital paulista para os jogos do Master com os oito melhores tenistas da temporada no ranking do circuito, em cada categoria.
Prêmio – Os campeões da temporada de 2008 da Credicard Citi MasterCard Juniors Cup 2008 serão os tenistas que somarem o maior número de pontos nas etapas classificatórias e no Máster. Eles ganharão como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500, além de uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal.
O circuito Credicard Citi MasterCard Juniors Cup 2008 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard, além do apoio da academia Sanchez-Casal, da Dunlop – a bola oficial, da Unimed Seguros, da Confederação Brasileira de Tênis e da Revista Tennis View. Também apóiam esta quarta etapa os hotéis Albert International, Albert Express e Albert Executive, o Petrópole Tênis Clube e a Federação Gaúcha de Tênis