Joinville (SC) – Os tenistas do Estado de Santa Catarina aproveitaram a possibilidade de disputar um torneio dentro de “casa” na etapa de Joinville do Circuito Unimed de Tênis e tem dado resultado. Na categoria 16 anos masculino, metade dos classificados às quartas-de-final é catarinense. Santa Catarina foi a federação recordista de inscritos com 71 nomes, no total.
Um exemplo da força do Estado onde surgiu o ídolo Gustavo Kuerten é Karue Sell, segundo favorito ao título nos 16 anos. O tenista derrotou o conterrâneo Gabriel Urnau por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/0. Em busca de uma vaga na semifinal, Sell enfrenta o paulista Caio Laureano, responsável pela eliminação Lucas Guinski por 7/6(4) 5/7 e 7/5. “Comecei mais conservador a partida e quando vi que estava sob controle e tinha aberto uma boa vantagem passei a me soltar mais”, conta Sell. Caso vença outra partida, o cabeça-de-chave 2 pode encarar na semifinal o também catarinense Joacir Compagiotto, que treina no Joinville Tênis Clube (JTC) e enfrenta o paulista Luis Batista. “Se eu continuar assim dá para ir longe”, garantiu.
Na parte de cima da chave, o cabeça 1 e líder do ranking brasileiro na categoria Vitor Galvão tem superado o cansaço e a distância para avançar na competição. O tenista carioca passou pelo conterrâneo Fábio Costa por 6/4 e 6/3 e garantiu a vaga nas quartas. “Joguei bem, apesar do cansaço. Também estou longe de casa há mais de quatro meses e até pensei em não jogar aqui, mas ainda estou confiante acho que dá para ganhar”, contou. O próximo adversário é o catarinense Mario Littieri. Outro tenista de Santa Catarina entre os oito melhores é Guilherme Gesser, que enfrenta o paulista Pietro Jordão.
A rodada desta quinta-feira marcou a estreia da categoria 18 anos feminino. As irmãs gêmeas Luiza e Mariana Sonnervig venceram Luana Flessak e Nicole Hattori, respectivamente. A tenista Milena Pofffo também integrante do JTC nem precisou jogar já que a adversária Rafaella Miller não compareceu ao torneio. As catarinenses Ana Mendes e Stefania Haddad também venceram. As favoritas saíram adiantadas na chave (Bye) e só entram em quadra a partir desta sexta-feira.
Semifinalistas – Nesta sexta-feira serão definidos os semifinalistas de todas as categorias da competição, ou seja, 12, 14, 16 e 18 anos feminino e masculino. Os jogos estão programados para iniciar a partir das 9h.
A Temporada de 2009 – O Circuito Unimed de Tênis 2009 será disputado em quatro etapas e os oito melhores destas seletivas, em cada categoria, serão convocados para o Master, que define quem são os “Melhores Tenistas da Temporada”, com direito a viagem oferecida pelo IDTC e a uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500. Após os jogos em Joinville, o torneio segue para Campo Grande (MS), Uberlândia (MG) e Goiânia (GO), chegando a Americana, no Interior de São Paulo, para a “Grande Final”.
A 10ª edição do Circuito Unimed de Tênis é realizada e patrocinada pela Seguros Unimed, com o apoio da Unimed Brasil, IDTC (International Development Tennis Center), Banco Cruzeiro do Sul e Revista Tennis View e a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos. A primeira etapa também recebe o apoio do Joinville Tênis Clube, do Joinville Tourist Hotel, da Federação Catarinense de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis.
Circuito Unimed de Tênis 2009
1a etapa – de 31 mar a 05 abr – Joinville Tênis Clube (Rua Aube, 177 – Centro – Joinville/ SC – 47-3433-1470)
2a etapa – de 04 mai a 10 mai – Rádio Clube de Campo (Campo Grande/ MS)
3a etapa – de 01 jun a 07 jun – Praia Clube (Uberlândia/ MG)
4a etapa – de 10 ago a 16 ago – Country Clube de Goiás (Goiânia/ GO)
Master – de 16 set a 19 set – Centro de Tênis Mário Coronelli (Americana/ SP)