A seletiva de São Paulo da Copa Itaú de tênis escolar e universitário terminou neste domingo, às 10h, na USP com o título de dois conhecidos nomes do tênis profissional brasileiro: Carla Tiene e Eric Gomes, ambos alunos de Educação Física, da Unisantana. Eles foram campeões da categoria universitária e ganharam, junto a outros seis vencedores de São Paulo, uma bolsa de estudos e treinamento em uma das mais renomadas academias do mundo, a Sanchez-Casal, em Barcelona. Com as seletivas do Paraná e a de São Paulo já encerradas, a Copa Itaú segue em maio para o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e estão abertas no www.trysports.com.br .
Favorita ao título da chave feminina, Tiene (UniSantana), que deixou de disputar o circuito profissional nesta temporada, já tendo sido a 175ª colocada em duplas e 256ª em simples derrotou na final Daniela Monfredini (Fefisa), por 6/1 6/0. Seu colega de estudos, Eric Gomes (Unisantana), o cabeça 1 da chave masculine e que já foi o 240º colocado no ranking mundial teve um pouco mais de trabalho para superar o campeão do ano passado, Leandro Queiroz (Unitalo), por 6/2 6/3.
“Foi muito legal participar de um torneio como este e deveria ter muito mais eventos assim, integrando escola e o esporte e incentivando todo mundo a participar, com inscrição gratuita e esse prêmio. Estou com uma grande expectativa para ver como é o trabalho da escola de tênis espanhola que eu sempre admirei muito,” contou Tiene.
Com Tiene e Gomes embarcarão para a Espanha, além dos vencedores do Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, Ana Luiza Farinha (São Luís), Igor Schattan (Jean Piaget), Beatriz Maia (São Luís), Osni Santos Jr. (Progresso), Lucas Vaz (Fleming) e Manoela Chiacchio (Sociedade Campineira), todos colocados entre os primeiros do ranking estadual e nacional e que dividira, durante um mês, as quadras do Cepeusp com tenistas e alunos de diferentes escolas públicas e particulares, academias, clubes e projetos sociais. O projeto Bola Dentro, que conta com inúmeros pegadores de bola, chegou a ter dois vice-campeões na Copa Itaú, Axsel Mello (Romeu Moraes) e Leandro Queiroz, além de campeões de duplas.
“Dá para ver com eventos como este que esporte e educação podem caminhar lado a lado e ainda promover a integração social,” comemorou André Buzzoni, Diretor do Instituto Tênis, apoiador da Copa Itaú.
São Luís e USP – Com maior número de participantes e melhores resultados em geral, o Colégio São Luís e a USP foram as instituições de ensino premiadas na seletiva paulista.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico de tenistas brasileiros, integrando estudo e educação, a Copa Itaú reúne tenistas e estudantes de instituições de ensino público e particular nas categorias 12, 14, 18 anos e universitário, masculino e feminino, com jogos de simples e duplas e inscrições gratuitas, em São Paulo, no Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A Copa Itaú vai até o dia 30 de maio e ainda há inscrições abertas no www.trysports.com.br.
A Competição – Lançada em 2009, a Copa Itaú de Tênis Escolar e Univeristário trouxe ao Brasil um novo modelo de auxílio no desenvolvimento de tenistas. Agora, os atletas que já levam o nome de seus clubes e academias a diferentes regiões do Brasil por meio de competições promovidas pelas federações e confederação, também terão a oportunidade de representar suas instituições de ensino dentro de quadra. Muito comum em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia-a-dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo o de ressaltar a importância de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. No ano passado, a competição premiou 24 campeões com uma viagem aos Estados Unidos, e neste ano, de acordo com o plano de expansão do torneio que incluiu no calendário a etapa do Rio de Janeiro, o número de beneficiados sobe para 32.
Todas as etapas da Copa Itaú tem Clínica de Tênis gratuitas e palestras de prevenção de lesão no tênis, como forma de contribuir para o desenvolvimento do esporte.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
Todos os Campeões da Seletiva Paulista:
Universitário
Carla Tiene e Eric Gomes (Unisantana)
18 anos
Manoela Chiacchio (Sociedade Campineira) e Lucas Vaz (Fleming)
14 anos
Beatriz Maia (São Luís) e Osni Santos Jr (Progresso)
12 anos
Ana Luíza Farinha (São Luís) e Igor Schattan (Jean Piaget)
As chaves e o resultados estão disponíveis no www.trysports.com.br