Campinas (SP) – A cerimônia de abertura da quarta etapa do Citibank Masters Tour 2008 aconteceu na noite da última sexta-feira, na Sociedade Hípica de Campinas. Durante o evento, o tenista gaúcho e técnico do Brasil na Copa Davis desde 2007, Francisco Costa, que está entre os 16 jogadores do torneio, que se encerra domingo, falou do prazer de voltar a jogar torneios com aqueles que já fizeram parte do circuito profissional, como ele, e dos novos talentos brasileiros. Para ele, Thomas Bellucci, de 20 anos, pode ser o sucessor de Gustavo Kuerten, que acaba de encerrar sua carreira nas quadras de Roland Garros, onde se consagrou. “Bellucci vive um momento especial na carreira. Ele está acima da média. Em um ano, saltou de 500 para 70 do mundo. Acho que nem ele esperava salto tão grande no ranking mundial”, comentou Chico, que conta com ele nas partidas do Brasil contra a Croácia, que serão realizadas em setembro, pela Copa Davis.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Quando assumiu a equipe da Davis, em fevereiro de 2007, Chico tinha em mente um objetivo: romper com a mesmice que atrasa o tênis brasileiro, motivar e dar mais oportunidade aos jovens jogadores. “Estamos conseguindo incentivar os jovens talentos do tênis nacional e também aqueles que estavam excluídos”, disse Chico. Além de Bellucci, a equipe brasileira deverá contar com Marcos Daniel e com os jogadores de dupla André Sá e Marcelo Melo. “Vamos trabalhar com dez jogadores,
sendo uma base de quatro jogadores fixos, e outros seis que vamos alterar para que todos estejam preparados”, explicou Chico.
Em Campinas desde a tarde de sexta-feira, onde disputa pela segunda vez uma etapa do Citibank Masters Tour 2008, Chico também falou da importância de se ter torneios sêniors, como este. “Todos aqui, cada um no seu tempo, foi ótimo jogador. Voltar a competir e enfrentar alguns que via jogar quando eu ainda era um garoto que sonhava com o tênis profissional, é muito bom”, destacou. Em Campinas, Chico faz dupla com Alexandre Hocevar e conseguiu vencer de virada na primeira rodada do torneio, ao bater por 4/6, 6/4 e 10/4 a dupla Nelson Aerts/Ivan Kley.
Os favoritos ao título são o argentino Pablo Albano, que lidera o ranking do torneio, e o tenista de Campinas João Soares. Albano, que faz dupla com Givaldo Barbosa, venceu por 6/3 e 4/3 a dupla formada por Mauro Menezes e Willian Kyriakos, que abandou a partida. João Soares, que faz dupla com o estreante Márcio Carlsson, também venceu por fáceis 6/3 e 6/2 os jogadores locais Marcelo Tella e Mauro Correa. Danilo Marcelino e Fernando Roese também não tiveram muito trabalho para despachar Julio Góes e Roberto Jábali, que perdeu por duplo 6/3. A final do torneio será realizada neste domingo, a partir das 11h. A entrada é gratuita. Neste sábado, estão sendo realizadas as partidas do Pro Am.
O Citibank Masters Tour 2008 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio do Citibank e apoio de Credicard Citi, MasterCard, Met Life, Babolat – a bola oficial do circuito, BandSports, Revista Tennis View e Petrobras, Brasil um País de todos – Governo Federal. Também apóiam esta quarta etapa a Sociedade Hípica de Campinas e o Hotel Mercure Campinas.
Citibank Masters Tour 2008 – 4ª etapa
Período: de 30 de maio a 1º de junho
Sede dos Jogos: Sociedade Hípica de Campinas (Rua Buriti s/n – Estrada dos Sousas –
Jardim das Paineiras – Campinas/ SP)