Itajaí(SC) – Ganhar Roland Garros, ser um top ten, vencer um ATP Tour ou o Orange Bowl são alguns dos sonhos dos melhores juvenis brasileiros da atualidade, que o Circuito Unimed ajuda a manter.
Hoje, cada um dos oito campeões da 2a etapa do Circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil Brasileiro em Itajaí, acredita ter dado mais um passo na direção desses objetivos.
Para os mais jovens, todos os sonhos são possíveis, mas a distância a ser percorrida é maior e muita coisa pode acontecer no caminho.
Thiago Pinheiro(SP), por exemplo, que fez 12 anos ontem e ganhou a viagem como presente de aniversário, acaba de concretizar o sonho de ganhar um torneio nacional na categoria 12 anos, ao vencer Mario Littieri(PR) por 6/0,1/6,6/3, e já estabeleceu um novo objetivo- jogar em Roland Garros.
Nos 12 anos feminino, Martina Yurgel também alcançou uma meta ao quebrar a série que já computava seis derrotas para Gabriela Ce. O sétimo duelo entre as duas, na manhã deste domingo, marcou a primeira vitória de Yurgel sobre a traidicional rival, por 6/2 7/5.
João Vitor Fernandes(MT), que ganhou o segundo título dos 14 anos na temporada após derrotar Bernardo Lipschitz(RJ) por 6/3 6/4, comemorou o repeteco da final do último domingo, em São José dos Campos e saiu com a certeza de que passo-a-passo, ele chega lá.
“Meu objetivo neste ano é me manter entre os melhores do Brasil e para o futuro, ganhar o Orange Bowl”, falou o tenista de Cuiabá.
No feminino, a campeã Mariel Maffezzolli também conquistou o segundo título consecutivo ao marcar 2×1 em Giovanna Portiolli(PR), com parciais de 6/4 0/6 7/5 e já pode ser considerada a revelação da categoria para esse ano. Sem muita cerimônia, a tenista de Brusque, interior de Santa Catarina, confirmou que o sonho é ganhar Roland Garros e ficar entre as 10 do mundo, mas antes, quer o prêmio do Circuito em 2005.
“Quero ganhar o Circuito Unimed e o prêmio Head para jogar na Espanha. Os melhores tenistas do mundo no saibro são de lá, o Nadal, campeão em Paris hoje também e por isso quero jogar o Campeonato Mundial lá”, explicou.
Nos 16 anos, os jogadores estão entre o sonho e a realidade, tudo depende dos resultados e da vontade que eles têm de seguir em frente. Fernando Romboli(SP) levantou no Unimed de Itajaí seu primeiro troféu em um circuito nacional em 2005, depois de ganhar um jogo duro e equilibrado contra Henrique Cunha(SP) por 4/6, 6/3, 6/4 e com isso, manteve a convicção de ser tenista profissional.
Entre as meninas, Nathália Rossi(SP) superou Lara Rafull(SP) por 6/3 4/6 6/1 e segue na liderança do ranking nacional.
Nos 18 anos, os tenistas já estão vivendo outra realidade, os desejos de criança passaram por várias mudanças e hoje, se concentram naquilo que eles realmente podem alcançar.
No feminino, Lorena Valente(SC), que um dia sonhou ser a número 1 do ranking estadual, derrotou Belisa de Brito(PR) por duplo 6/3 e com o troféu da 2a etapa do Circuito Unimed, também reativou seus sonhos.
“Gostaria de defender o Brasil em competições no exterior e no circuito da WTA”.
Moacir Santos Filho(PR), campeão da etapa depois de derrotar Fernando Fittipaldi(RS) por 6/3 6/0, conta quantas vezes já mudou de idéia em relação aos objetivos traçados para a carreira.
“Quando tinha 12 anos, queria ser profissional, aos 16, caí na realidade e comecei a pensar em fazer universidade nos Estados Unidos. Agora, nessa temporada, depois de três títulos e outros bons resultados, já não estou tão certo do que vou fazer. Acho que quero retomar meu sonho e ser profissional, e um dia jogar em Roland Garros, não importa o resultado. A única certeza que tenho até agora é que realizar meu sonho não depende só de mim, mas também de fatores econômicos”.
O Circuito Unimed de Tênis segue agora para Vitória, no Espírito Santo. Depois passa por Campinas(SP), São Paulo(SP),São José dos Campos(SP), Cuiabá(MT), Florianópolis(SC) e termina com o Masters no Rio de Janeiro(RJ).
E continua realizando alguns sonhos com a promoção Head-Penn Brasil, onde os primeiros colocados, nas cinco primeiras etapas do Circuito, nas categorias 14 e 16 anos, masculina e feminina, que jogarem com as raquetes Head, ganharão como prêmio vaga e todas as despesas pagas para disputar o Mundial Juvenil, na Espanha, a “International Head Team Elite Cup 2005,” em setembro.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil brasileiro 2005 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e o apoio de Head/ Penn – Brasil, CBT, Revista Tennis View,Hotel Tirol/Sandri Palace, Itamirim Clube de Campo e Federação Catarinense de Tênis.