Na tarde do próximo sábado, dia 17 de julho, 32 destaques da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 se encontrarão no Aeroporto Internacional de São Paulo/ Guarulhos – Governador André Franco Montoro para o embarque à sede de Barcelona (ESP) da Academia Sanchez-Casal, uma das mais conceituadas da Europa e do mundo. Lá os jovens participarão de um curso de idiomas, a ser escolhido por eles entre inglês e espanhol, e treino de tênis com uma equipe de profissionais altamente qualificada, incluindo técnico, preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.
Os contemplados foram selecionados entre os meses de março e maio deste ano, em etapas estaduais realizadas entre estudantes de instituições de ensino público e particular do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. Os campeões à Espanha, que viajam acompanhados de Gisele Faria, que quando juvenil chegou a liderança do ranking mundial e hoje atua como Gerente Operacional do Instituto Tênis, e técnico Fabrizio Gambassi, diretor da etapa carioca, estão dividos entre as categorias universitária e 12, 14 e 18 anos, masculino e feminino.
De acordo com a programação da viagem, os atletas chegam em Barcelona no domingo e as atividades são iniciadas já na segunda-feira. O dia dos tenistas será dividido entre treino em quadra, preparo físico e as aulas de idioma. Além disso, durante o período em que ficarem na Espanha eles ainda farão três passeios turísticos e culturais. O retorno ao Brasil está programado para o dia 31.
“É minha primeira viagem para fora do País. Já estou de malas prontas. Vai ser muito bom conhecer o complexo da Sanchez-Casal, que até hoje eu só vi por foto. Vou aproveitar tudo o que eu aprender lá para por em prática na minha profissão. Vai ser ótimo conhecer um pouco mais sobre a escola espanhola de tênis, que é muito forte”, disse o paulista Leandro Queiroz, que cursa o oitavo semestre de Educação Física na Unitalo e ministra aulas particulares de tênis. Queiroz ingressou no esporte por meio do Projeto Social Bola Dentro, que oferece aos jovens orientação para que eles ingressem na carreira esportiva, como pegadores de bola, juízes de linha e de cadeira, rebatedores, professores de tênis ou tenistas competitivos.
Quem também está bastante ansiosa é gaúcha Carmene Goulart, aluna da Escola Estatual Maria Rocha, que venceu a etapa gaúcha na categoria 18 anos. “Sempre ouvi dizer que a Sanchez-Casal é uma das melhores academias, então quero ganhar bastante experiência lá. Acho que vai ser bem produtivo”, ressaltou a garota de 16 anos, que treina há 10 temporadas, em Santa Maria.
A lista de contemplados com o prêmio da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 se completa com outros 30 destaques. Nos 12 anos estão os paulistas Igor Schattan (C. Jean Piaget) e Ana Luíza Farinha (C. São Luís), os paranaense Eduardo Zukovski (C. Sapiens) e Lara Oliveira (C. Santa Cruz), os cariocas Vitor Leal (Esc. Mod. Campos) e Nicole Souza (C. Anglo-Americano) e os gaúchos Natália Chundo (C. Farroupilha) e Orlando Luz (E.E. Princesa Isabel); nos 14 anos aparecem os paulistas Osni Santos Jr. (C. Progresso) e Giovanna Mirshawka (C. Pentágono), os paranaenses Marcelo Tebet Filho (C. Marista) e Jéssica Lee (C. Marista), os cariocas Lucas Biato (C. Palas) e Beatriz Lima (CEAT) e os gaúchos Stefano Blatt (C. Sinodal) e Suellen Abel (C. Fundação Evangélica); nos 18 anos, os paulistas Lucas Vaz (C. Fleming) e Manoela Chiacchio (Soc. Campineira), os paranaenses Fernanda Amaral (C. Positivo) e André Tavares (Instituto de Identificação do Estadual de Maringá), os cariocas Pietro Jordão (C. Anglo-Americano) e Juliana Gonçalves (C. Braga Carneiro) e o gaúcho Gabriel Friedrich (C. Centenário); e no universitário estão os paranaenses Valter Mori (FAE) e Larissa Miura (UFPR), os cariocas Felipe Lemos (PUC) e Joana Cortez (Universidade Estácio de Sá) e os gaúchas Yuri Radomsky (PUC) e Cátia Allebrandt (Unisinos) e a paulista Daniela Monfredini (Fefisa).
A Copa Itaú – A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário foi lançada em 2009 com o objetivo de unir esporte e educação por meio de seletivas estaduais entre estudantes de instituições de ensino público e particular. Por não cobrar taxa de inscrição, a competição permite a participação de atletas de todas as classes sociais e ainda promove a aproximação entre aluno, escola, colégio, universidade e academia. Na temporada de 2010, o evento contou com a participação de 998 jovens de 654 instituições e ainda integrou o público local ao evento por meio de clínicas de tênis e palestras sobre Prevenção de Lesões Esportivas, ambas gratuitas.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 foi uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia (NEO), em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.