Os campeões da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 estão treinando em ritmo forte na Academia Sanchez-Casal, em Barcelona, na Espanha, onde seguem um treinamento profissional, com duas sessões em quadra, além de trabalho físico e ainda com as aulas de idiomas. Os 32 vencedores da Copa Itaú, que ganharam como prêmio a viagem para duas semanas de treinamento com todas as despesas pagas em uma das mais bem conceituadas academias do mundo, iniciaram a temporada na Espanha, no domingo.
Os exercícios em quadra direcionados para os jovens de 12, 14, 16 anos e universitários da Copa Itaú, têm o mesmo modelo do utilizado por tenistas como Andy Murray e Svetlana Kuznetsova, que treinaram na Sanchez-Casal, seguindo a filosofia da academia, dos ex-campeões Emilio Sanchez Vicario e Sergio Casal.
Um dos técnicos que viaja com a equipe brasileira, Fabrizio Gambassi, destaca o ambiente esportivo e profissional que existe na Academia Sanchez-Casal. “Os campeões estão vivendo uma experiência única e conhecendo como um profissional vive e treina”, diz Gambassi. Ele ressalta que a estrutura que existe na Academia facilita que as crianças sintam o esporte com uma abordagem profissional. “No final da sessão, muitos dos meninos e meninas comentam como os treinamentos são duros e como estão se esforçando”.
“Estamos muito satisfeitos com esta experiência. A Copa Itaú ajuda a desenvolver o esporte e mantém a relação com os estudos, o que é muito importante. O objetivo é que as crianças pratiquem esportes desde jovens”, diz Gambassi. Por isso, ele observa que o prêmio de treinamento na Academia Sanchez-Casal deve manter esse compromisso com uma abordagem profissional, porque toda a equipe da Academia é de alto rendimento. A Academia Sanchez-Casal, que existe há 11 anos, tem a filosofia de criar oportunidades na vida dos jovens por meio do tênis e dos estudos.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário nasceu em 2009, com o objetivo de unir esporte e educação e, para isso, o torneio permite que qualquer estudante possa competir, independentemente de sua classe econômica.
A segunda edição do campeonato cresceu e contou com a participação de 998 jovens de 654 instituições de ensino, sempre com inscrições gratuitas para proporcionar a participação de tenistas de todas as classes sociais, no Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A Copa Itaú ainda integrou o público local ao evento por meio de clínicas de tênis e palestras sobre Prevenção de Lesões Esportivas, ambas gratuitas.
A lista de contemplados com o prêmio da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 inclui tenistas já consagrados e até medalhista pan-americana, como é o caso da carioca Joana Cortez (Estácio de Sá), até jovens que nunca saíram do país, como o paulista Leandro Queiroz (Unitalo). O quadro de campeões que estão na Espanha se completa com outros 30 destaques. Nos 12 anos estão os paulistas Igor Schattan (C. Jean Piaget) e Ana Luíza Farinha (C. São Luís), os paranaense Eduardo Zukovski (C. Sapiens) e Lara Oliveira (C. Santa Cruz), os cariocas Vitor Leal (Esc. Mod. Campos) e Nicole Souza (C. Anglo-Americano) e os gaúchos Natália Chundo (C. Farroupilha) e Orlando Luz (E.E. Princesa Isabel); nos 14 anos aparecem os paulistas Osni Santos Jr. (C. Progresso) e Giovanna Mirshawka (C. Pentágono), os paranaenses Marcelo Tebet Filho (C. Marista) e Jéssica Lee (C. Marista), os cariocas Lucas Biato (C. Palas) e Beatriz Lima (CEAT) e os gaúchos Stefano Blatt (C. Sinodal) e Suellen Abel (C. Fundação Evangélica); nos 18 anos, os paulistas Lucas Vaz (C. Fleming) e Manoela Chiacchio (Soc. Campineira), os paranaenses Fernanda Amaral (C. Positivo) e André Tavares (Instituto de Identificação do Estadual de Maringá), os cariocas Pietro Jordão (C. Anglo-Americano) e Juliana Gonçalves (C. Braga Carneiro) e o gaúcho Gabriel Friedrich (C. Centenário); e no universitário estão os paranaenses Valter Mori (FAE) e Larissa Miura (UFPR), os cariocas Felipe Lemos (PUC) e Joana Cortez (Universidade Estácio de Sá) e os gaúchas Yuri Radomsky (PUC) e Cátia Allebrandt (Unisinos) e a paulista Daniela Monfredini (Fefisa).
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 foi uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia (NEO), em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.