São José dos Campos (SP) – O gaúcho Fabrício Neis surpreendeu e neste domingo conquistou o título do 36o. Sabesp Banana Bowl, na categoria 16 anos, em São José dos Campos. Na decisão ele derrotou o cabeça-de-chave 1, o argentino Guido Pella, por duplo 6/4. “Que maravilha ganhar o Banana,” comemorou o gaucho. Com a vitória, Neis, que entrou na chave principal do Banana Bowl, com um convite da organização, já que não tinha ranking suficiente para entrar direto, o troféu dos 16 anos volta a ficar com um brasileiro. Nos últimos dois anos, os campeões foram José Velasco, da Bolívia e Emiliano Massa, da Argentina.
“Cheguei aqui para jogar o qualifying e ganhei o convite para jogar na chave. Queria fazer um bom torneio, mas não acreditava que pudesse ganhar. Só depois que ganhei do cabeça dois, o Henrique Cunha, nas oitavas-de-final, passei a pensar que pudesse vencer,” contou Neis, 16 anos, que para superar o argentino contou com o apoio da torcida. “O público me ajudou muito, o tempo todo.”
Com novo status, de campeão do Banana Bowl, Neis, que havia disputado apenas a etapa da Argentina do Circuito COSAT, nesta temporada, saiu da quadra distribuindo autógrafos. “É o primeiro autógrafo que dou,” se surpreendeu Neis. O adversário da decisão, Pella, era o grande favorito ao título. Líder do ranking da América do Sul, foi campeão dos torneios da Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia.
O 36o. Sabesp Super Series Banana Bowl é uma apresentação da Cidade de São José dos Campos, uma realização da CBT com organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e José Amim Daher Eventos. O patrocínio é da Sabesp com apoio de Droga Quinze, A Esportiva, Fila, Fatal Surf, Oscar Calçados, Yazigi Internexus, Chattanooga.group e Viação Jacareí. Dunlop é bola oficial. A supervisão é de Cosat e ITF.