Brasil nas Olimpíadas é assunto no Citibank Masters Tour em Curitiba
Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de Pequim, o evento é cada vez mais comentado entre esportistas de todas as idades e modalidades. Na etapa inaugural do Citibank Masters Tour 2008, no Graciosa Country Club em Curitiba, neste final de semana, os principais tenistas brasileiros de todos os tempos também discutiram o assunto e a principal dúvida é sobre quem pode representar o Brasil na China, no tênis? André Sá e Marcelo Melo na dupla, com certeza. E na simples? Flavio Saretta está garantido com o ouro Pan-americano? Não se sabe.
A participação do Brasil nos Jogos Olímpicos nunca foi muito expressiva- seja em número de atletas ou em resultados. O fato se explica, em parte, pela falta de interesse de alguns atletas em competições que não contavam pontos para o ranking nem distribuíam premiação, mas também pela falta de informação dos jogadores sobre os critérios de seleção e entrada na Olimpíada.
“ Acho que poderia ter participado de alguma olimpíada, pelo menos na dupla, mas na época a gente não ficava sabendo dos critérios para entrar na chave olímpica, nada era muito claro e acabei ficando de fora”, disse Nelson Aerts.
Danilo Marcelino, ao contrário, tem a certeza de que poderia ter disputado os Jogos de 1992, em Barcelona. “Eu não sabia muitos detalhes, sabia que o Jaime Oncins já estava na chave e eu era o primeiro tenista com melhor ranking na lista de espera. Não consegui entrar e depois soube que a minha vaga foi para um wild card”, contou.
Ricardo Acioly, ex-capitão brasileiro da Copa Davis, é o único dos 16 jogadores participantes da etapa inaugural do Citibank na capital paranaense, a ter participado de dois Jogos Olímpicos- como jogador em Seul, 1988 e como técnico em Sydney, 2000.
“Acho que agora, valendo pontos para o ranking da ATP, está tudo bem claro, número de jogadores, entrada por ranking, número de Wild Card. É uma experiência fantástica que vale muito a pena. O que mais curti foi o desfile de abertura, com toda a delegação junto, os horários de refeições na Vila, onde se conhece atletas de todas as modalidades e cantos do mundo e a sala de ginástica, com pude verificar diferentes trabalhos, direcionados `a outros esportes”, contou Acioly.
Participar de uma olimpíada como técnico, é o atual sonho de Alexandre Hocevar, hoje técnico da equipe brasileira da Fed Cup.
“ Eu acho que teria sido muito bacana estar lá e ainda hoje torço para ter a chance de um dia ir como técnico, o que deve ser tão bom quanto”, falou.
Os jogos do Citibank Masters Tour começam nesta sexta, às 18 horas, no Graciosa Country Club, com entrada gratuita. A competição segue no sábado, com as semifinais a partir das 16 horas e termina no domingo, com a grande final às 11 horas.
Graciosa Country Club- Av.Munhoz da Rocha, Outras informações sobre o Citibank Masters Tour 2008 estão disponíveis no site oficial do evento: www.trysports.com.br
O Citibank Masters Tour é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio do Citibank e apoio de Credicard Citi, MasterCard, Met Life, Babolat – a bola oficial do circuito, Olympikus, a marca esportiva oficial do circuito, BandSports, Hotel Bourbon, Revista Tennis View e Graciosa Country Club.