São Carlos (SP) – Com uma jogada sensacional justamente no green do buraco 18, o brasileiro Rafael Barcellos garantiu o título do Diners Club Golf Classic, ao encerrar os três dias de competições com nove abaixo do par do campo do Damha, em São Carlos. Numa disputa muito equilibrada, superou Fabiano dos Santos, que também chegou ao buraco 18 com chances de empatar e provocar um playoff, mas não aproveitou a oportunidade ao cometer um duplo bogey (dois acima do par) e com isso Barcellos, na sede, comemorou o troféu e o prêmio de R$ 23 mil.
Rafael Barcellos teve um desempenho impecável nos 54 buracos dos três dias de disputas, com voltas de 70 (dois abaixo do par) na primeira rodada, 70 na segunda e 67 (cinco abaixo) na terceira e decisiva. Fabiano dos Santos terminou o torneio com duas tacadas de diferença para o campeão com 67, 72 e 70= 209 strokes.
“Foi uma jogada incrível a que fiz no green do buraco 18”, lembrou Barcellos. “Emboquei um putter de 25 metros, Foi a grande tacada para ser o campeão.”
Talentoso, Rafael Barcellos vive uma grande fase em sua carreira profissional. Como ele mesmo definiu fez um campeonato perfeito no belo campo do Damha Golf Club. “Este foi o meu segundo título importante em duas semanas seguidas”, contou o campeão do Diners Club International Golf Classic. “Estou jogando com muita confiança.”
Um detalhe curioso dessa fase de sucesso de Rafael Barcellos é que confessou ter apresentado uma mudança em seu desempenho e, especialmente, aspecto psicológico, depois que passou a dar aulas para o ex-tenista profissional Cássio Motta. “Ele vem me transmitindo muita confiança e dando dicas de como superar momentos difíceis e importantes durante os torneios. É o meu psicólogo”, ironizou Barcellos.
Esta vitória de Rafael Barcellos determinou o fim da hegemonia de Vinicius Muller, que havia vencido as três etapas anteriores do Diners Club International Golf Classic (duas ano passado no São Fernando e no Guarapiranga) e uma este ano, no Gávea, no Rio. Desta vez, Muller ficou empatado na 8ª. colocação com 214 tacadas (71-72-71).
A caminho de Portugal – Além de distribuir uma bolsa de R$ 90 mil aos profissionais, os campeões amadores do Diners Club International Golf Classic recebem como prêmio o direito de representar o Brasil no Diners em Portugal, jogando em novembro, no Algarve, em um dos campos mais bonitos e desafiadores da Europa. O campeão amador masculino no Damha foi o jogador de Bauru Guillermo Oda, que terminou o torneio com 217 tacadas (69-75-73). Com esta conquista, Oda junta-se ao paranaense Daniel Staff, que já havia garantido uma vaga em Portugal, ao ganhar o título amador da etapa do Gávea, no Rio.
Entre as mulheres, o título do Diners Club International Golf Classic, correspondente ao 59.o Aberto do Estado de São Paulo, ficou com a paranaense Patrícia Carvalho, que completou os 54 buracos do Damha com 73, 74 e 75. Mas a vaga para Portugal ficou com a paulista Karina Palmberg, que garantiu a sua classificação ao ser a campeã na soma da pontuação das duas etapas, do Rio, no Gávea, e em São Carlos, no Damha. Karina Palmberg jogou 77-78 e 73.
O Diners Club International Golf Classic é uma realização da Try Sports, com o patrocínio do Diner Club International, o co-patrocínio da Contax e o apoio do Damha Golf Club, Gávea Golf & Country Club, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil, ESPN, BandSports, Revista Golf & Turismo, ABPG, CBG, Federação Paulista de Golfe, Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro.