Campos do Jordão (SP) – Um de três brasileiros entre os top 100 do ranking mundial, em semana histórica para o Brasil, em que o País voltou a ter três integrantes na seleta lista, pela primeira vez, desde 2003, Thiago Alves, 94º na ATP, derrotou a revelação do torneio, o gaúcho Marcelo Demoliner, 20 anos, por 6/3 6/4, nesta sexta. Ele enfrentará, neste sábado, pela primeira vez na carreira, o argentino Horácio Zeballos, em busca do primeiro título em Campos do Jordão.
“Faz tempo que não ganho um torneio e tomara que seja aqui em Campos. É muito bom jogar em casa e vou tentar aproveitar o apoio do público, porque vai ser uma partida bem equilibrada. O Zeballos está sacando e jogando bem e eu venho crescendo a cada jogo, jogando o tênis que eu estava quando comecei esta segunda parte da temporada, em Wimbledon,” contou Alves, que passou o qualifying do Grand Slam ingles, alcançou a segunda rodada e depois foi vice-campeão do Challenger de Pozoblanco, na Espanha.
Zeballos, 97º do ranking mundial, ganhou de um dos destaques da Citibank MasterCard Tennis Cup, o também argentino Juan Ignacio Chela, por 6/4 3/6 6/2. “Estava sacando muito bem e soube aproveitar as oportunidades. Venho de boas vitórias e essa foi muito importante, porque o Chela já esteve entre os top 15 do mundo e durante muito tempo esteve entre os 30,” disse Zeballos. Diferente de Alves, que apesar dos bons resultados, conquistou seu último torneio Challenger no início de 2008, no Aberto de São Paulo, Zeballos foi campeão do Challenger de Manta, há duas semanas, no Equador.
Esta será a segunda final entre Brasil e Argentina, na Citibank MasterCard Tennis Cup. Há quatro anos, em 2005, André Sá ganhou de Juan Martin del Potro. Se Alves vencer pode se tornar o terceiro brasileiro a vencer em Campos do Jordão e se juntar a Sá e a Ricardo Mello, campeão em 2002 e 2006. Zeballos pode ser o segundo argentino a vencer o torneio, depois de Brian Dabul, campeão nos últimos dois anos.
A Citibank MasterCard Tennis Cup traz o tênis a Campos do Jordão durante duas semanas. Neste domingo terminou a disputa feminina, com vitória da boliviana Maria Fernanda Alvarez, sobre a brasileira Maria Fernanda Alves. Os jogos masculinos vão até sábado, com o campeão marcando 80 pontos na ATP e ganhando um cheque de US$ 7,2 mil. O vice marca 48 pontos e ganha um cheque de US$ 4,240 mil.
Diariamente o BandSports e o site www.tvtenis.com.br
A Citibank MasterCard Tennis Cup 2009 é uma realização da Try Sports, com o patrocínio do Citibank e da MasterCard e o co-patrocínio de Credicard, Seguros Unimed, Bohemia, Wittel, “C5 Sedan” e “C5 Tourer” – Os Carros Oficiais do Evento -, Contax, Sagem Orga, Fila – A Marca Esportiva Oficial -, Quorum, Check Express, Resource. O evento recebe o apoio de BandSports, BandNews FM, Revista Tennis View, Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo, ATP, ITF e CBT. O site da competição é o www.trysports.com.br
Resultados parciais desta sexta-feira
Horacio ZEBALLOS (ARG) d. Juan Ignacio CHELA (ARG) 6/4 3/6 6/2
Thiago ALVES (BRA) d. Marcelo DEMOLINER (BRA) 6/3 6/4
Programação deste sábado
13h – Final de simples – Thiago Alves (BRA) x Horacio Zeballos (ARG) ** Transmissão ao vivo no BandSports, Band Inernacional e na internet e Iphone no www.tvtenis.com.br
A seguir – Final de duplas
A seguir – Final do Seniors Contax
Todos os campeões da Citibank MasterCard Tennis Cup
2008 – Brian Dabul (ARG)
2007 – Brian Dabul (ARG)
2006 – Ricardo Mello (BRA)
2005 – André Sá (BRA)
2004 – Takao Suzuki (JAP)
2003 – Giovanni Lapentti (EQU)
2002 – Ricardo Mello (BRA)
2001 – Ramon Delgado (PAR)