São José dos Campos (SP) – Os principais favoritos ao título dos 18 anos do 36o. Sabesp Banana Bowl, estréiam nesta terça-feira na competição, que acontece até domingo, em São José dos Campos, com entrada gratuita no Clube de Campo Santa Rita. Cabeça-de-chave 1, a romena Alexandra Dulgheru, 8a. colocada no ranking mundial, enfrentará a norte-americana Brittany Agustin.
Líder do ranking sul-americano e brasileira melhor colocada na listagem mundial, na 18a. posição, Teliana Pereira, encara a chilena Soledad Podlipnik e não espera jogo fácil. “Estou num bom momento, joguei bem os últimos torneios, mas jogo é jogo. Sem dúvida esse é o meu torneio favorito e a gente sonha em ganhar, só que ainda é cedo para pensar em título. Tenho que me preparar bem para jogar contra a Soledad e sempre pensar jogo a jogo,” disse Pereira, que no sábado conquistou o seu terceiro título da temporada, no Paraguai.
Outra brasileira que vem se destacando no cenário internacional, Roxane Vaisemberg, que perdeu a decisão em Assunção para Pereira, também entra em quadra nesta terça, diante da também brasileira Carolina Malheiros. “Aprendi com a minha experiência no ano passado que a pressão de jogar esse torneio aqui é grande. Senti principalmente quando cheguei nas quartas, então vou ficar bem concentrada na tática do jogo, porque sem dúvida é o torneio que todo mundo quer ganhar,” explicou a paulista, de apenas 16 anos, se referindo também ao fato da última vitória do Brasil no torneio ter sido em 1991, com Roberta Burzagli.
Pela chave masculina, em que o Brasil não vence desde 1981, a terça-feira terá a estréia do paulista Nicolas Santos, que aparece na 6a. posição no ranking da ITF e é o líder do ranking sul-americano, depois de já ter conquistado três títulos nesta temporada, enfrentará o uruguaio German Sole.
Entre os destaques internacionais, a terça sera marcada pelos jogos do cabeça-de-chave 1, o romeno Alexandre Luncanu, 8o. colocado no ranking mundial juvenil, enfrentando o gaúcho Marcelo Demoliner, pelo confronto entre o eslovaco Miloslav Mecir, filho do “Big Cat,” Miloslav Mecir, que alcançou a quarta posição no ranking mundial, contra o brasileiro Diego Matos e pelo jogo entre o argentino Emiliano Massa, contra o italiano Alessaio Abbondanzieri.
Nesta segunda à tarde, quarto destaques do Brasil já começam a competir. João Souza enfrenta o chileno Rodrigo Perez, Daniel Silva desafia o inglês David Rice, Ana Clara Duarte joga contra a eslovaca Klaudia Malenovska e FErnanda Hermenegildo enfrenta outra brasileira, Lara Rafful.
SENSAÇÃO – Com apenas 16 anos de idade, a francesa Alize Cornet é uma das sensações do tênis juvenil mundial. Começou a chamar a atenção no ano passado, ao ganhar um convite para o torneio de Roland Garros, na chave principal, vencer uma rodada e desafiar Amelie Mauresmo, em plena quadra central.
Como juvenil é a 68o. colocada no ranking mundial, mas ela disputa apenas os principais torneios do mundo e já está de olho no profissionalismo. Viaja com técnico e fisioterapeuta particular e de vez em quando leva a mãe junto, como nesta semana, em São José dos Campos.
Cornet estreou no Banana Bowl nesta segunda e não encontrou dificuldades para superar a mexicana Nazari Urbina, por 6/2 6/0. “Não joguei nenhum outro torneio deste circuito da América do Sul, mas vim para o Banana Bowl porque adoro o Brasil e este torneio também, que é um dos mais importantes. No ano passado perdi na primeira rodada, então estou feliz por já ter ganhado um jogo. Faz calor, mas acho que no Brasil é assim,” disse Cornet, que disputará poucos torneios juvenis em 2006. “Vou jogar alguns Futures da ITF, talvez uns WTAs e espero poder jogar Roland Garros novamente.”
Foi justamente em Roland Garros, há três anos, que Cornet conheceu Gustavo Kuerten. “E agora estou no país dele. Eu falei com ele há um tempo, não sei se ele se lembra de mim. Mas, todos nós na França adoramos ele e estamos com saudades.”
O 36o. Sabesp Super Series Banana Bowl é uma apresentação da Cidade de São José dos Campos, uma realização da CBT com organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e José Amim Daher Eventos. O patrocínio é da Sabesp com apoio de Droga Quinze, A Esportiva, Fila, Oscar Calçados, Yazigi Internexus e Viação Jacareí. Dunlop é bola oficial. A supervisão é de Cosat e ITF.