Grandes nomes que marcaram época no tênis brasileiro, como Thomaz Koch e Givaldo Barbosa, entram em quadra nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, para a disputa da terceira etapa do Itaú Masters Tour, o maior circuito de seniores do tênis na América Latina. Quatro jogos de duplas da chave masculina abrem a programação a partir das 18h30, no Clube dos Caiçaras. Atual número 1 do ranking, o ex-top 90 do mundo Thiago Alves, ao lado de João Soares, terá pela frente a dupla formada por Barbosa e Alexandre Simoni na estreia.
Outro duelo em destaque nesta rodada será entre Mauro Menezes, atual campeão da etapa carioca, e o argentino Pablo Albano, semifinalista de Roland Garros que chegou a derrotar Andre Agassi nas duplas, contra Adriano Ferreira e Alexandre Hocevar. Além destas partidas, mais dois confrontos fecham o primeiro dia do torneio.
Veja abaixo a programação completa desta sexta-feira.
Quadra Central
18h30 – Pablo Albano/Mauro Menezes vs. Adriano Ferreira/Alexandre Hocevar
A seguir – Thomaz Koch/Julio Silva vs. André Lontra/Pedro Cartolano (dupla local)
Quadra 2
18h30 – Thiago Alves/João Soares vs. Givaldo Barbosa/Alexandre Simoni
A seguir – Marcio Carlsson/William Kyriakos vs. Julio Goes/Antonio Prieto
No sábado, a partir das 16h30, a rodada feminina terá a carioca Joana Cortez, tenista brasileira com recorde de medalhas (3) em Jogos Pan-Americanos, jogando ao lado de Sumara Passos, líder do ranking feminino. A dupla enfrenta Andrea Vieira e Luciana Tella, esta duas vezes campeã do Itaú Masters Tour e que curiosamente no passado foi treinadora de Cortez.
A segunda semifinal também promete ser equilibrada com a disputa entre a carioca Letícia Sobral e Sabrina Giusto diante de Marina Tavares e Ana Paula Zannoni. As finais nas chaves masculina e feminina acontecem no domingo com início previsto para as 9h30. Neste dia, o evento ainda contará com clínicas de tênis para convidados.
Etapas 2015
Nesta temporada, o Itaú Masters Tour terá cinco etapas e a grande final com os melhores da temporada reunidos em Angra dos Reis/RJ. O evento começou 2015 em Ribeirão Preto (SP), passou por Porto Alegre(RS) e agora chega ao Rio de Janeiro(RJ). As três próximas cidades-sede serão Brasília(DF), São Paulo(SP) e Angra dos Reis.
Premiação
Além da premiação distribuída em cada etapa, os participantes somam pontos no ranking próprio do circuito e que define, ao final do Masters, quem é o Campeão Geral do Itaú Masters Tour na temporada, o ganhador da Taça Luiz Roberto Jábali.
Em cada etapa classificatória, os campeões do masculino, com 16 participantes distribuídos em oito duplas, somam 12 pontos, os vices 6, semifinalistas 3 e na primeira rodada, somam um ponto. No feminino, as campeãs somam 6 pontos. As vices 3 e as semifinalistas, um ponto. A disputa feminina tem apenas oito atletas e quatro duplas.
——–
A 13ª edição do Itaú Masters Tour é uma realização da Try, com o patrocínio do Itaú, co-patrocínio da Azul – Transportadora Oficial, Vivo e Furnas, com o apoio da Babolat – Bola Oficial. No Rio de Janeiro, o evento recebe o apoio da Porto Bay Hotels – Hotel Oficial da etapa e Clube dos Caiçaras.
O site oficial do evento é o www.grupotry.com.br. O Itaú Masters Tour está presente no Twitter (@grupotry), Instagram (@grupotry) e Youtube (/grupotry). A hashtag oficial da competição é #ItauMastersTour