Joinville(SC) – Tenistas dos estados de SC,SP,RS e PR foram campeões da 1a etapa do Circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil Brasileiro em Joinville, Santa Catarina, nas categorias de 12 a 18 anos, masculino e feminino.
Para José Pereira Jr já virou rotina. O tenista, líder dos rankings sul-americano e brasileiro, não encontrou dificuldades para levantar o troféu da categoria 14 anos ao derrotar o gaúcho Keiji Hinohara por 2×0, parciais de 6/2, 6/2.
Este foi o 8o título de Pereira Jr neste ano, sendo sete de simples e um de duplas. E nesta semana, em Joinville, o atleta não perdeu nenhum set na competição.
Considerado uma das revelações do tênis juvenil brasileiro e promessa para o futuro, Pereira Jr aproveitou a presença do amigo Moacir Santos, semifinalista nos 18 anos, para disputar a chave de duplas desta categoria.
Mesmo com 14 anos, o paranaense não se intimidou com o jogo dos tenistas mais velhos e foi vice-campeão de duplas nos 18 anos.
“Joguei bem em todas as partidas. É claro que o pessoal de 18 anos tem a bola mais pesada e alguns saques eu nem vi a bola passar, mas saí das duplas com a certeza de que a diferença está na força dos golpes e no amadurecimento mental. É nisso que preciso melhorar”, contou Pereira Jr.
Por isso, o tenista já está ampliando os objetivos para este ano.
“Quero jogar bem os torneios na Europa e depois ver com meus técnicos, Ivan Kley e Marcus Vinícius Barbosa se posso começar a jogar alguns torneios em categorias mais fortes, para ir aprendendo mais”.
Nas simples de 18 anos, Victor Melo, de Maringá, surpreendeu o favorito Moacir Santos(PR) na semifinal e hoje, na decisão, arrasou o catarinense Rodrigo Morgado, vencendo por 6/0 e 6/2. Mostrando um tênis consistente e eficiente, Melo, que em 2004 morou em Madrid, Espanha,onde foi para treinar, no segundo semestre deste ano, pretende voltar para a Europa para seguir os treinamentos e começar a se profissionalizar.
No feminino, a campeã foi Aline Berkenbrock, atleta da cidade, que tem apenas 15 anos. Ela derrotou na final a também catarinense Lorena Valente, por 6/3 6/1.
“É muito bom jogar em casa, ganhar é melhor ainda, por que vem todo mundo, família, amigos, pessoal do clube. Tem uma pressão extra, mas tem que aprender a administrar para ganhar”, disse Aline após receber os aplausos da torcida pela conquista.
Ainda este ano, Aline pretende dar passos mais longos rumo ao profissionalismo. No segundo semestre vai começar a mesclar a disputa de torneios profissionais com o calendário juvenil.
A próxima etapa do Circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil Brasileiro acontecerá de 30 de maio a 5 de junho em Itajaí, Santa Catarina.
Com abrangência nacional desde 2004, o circuito, que inicialmente era realizado apenas em Santa Catarina, nesta temporada promete agitar diversas cidades do País. A idéia é viabilizar a participação de atletas de outras localidades, elevando, assim, ainda mais o nível da competição.
O Circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil Brasileiro é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e o apoio de Head/ Penn – Brasil, CBT, Revista Tennis View e das Federações de Tênis dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Rio de Janeiro.