Campinas (SP) – Uma das maiores referências do tênis de Campinas, o ex-jogador João Soares é responsável pela formação de nomes como Ricardo Mello e Flávio Saretta, que passaram por sua academia entre os 10 e 17 anos. Hoje, Soares acompanha novos pupilos na etapa de Campinas do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro, que acontece pela primeira vez na Sociedade Hípica da cidade, no interior de São Paulo.
Conhecedor profundo do tênis de Campinas e região, João comemora o crescimento do esporte. À frente da João Soares Academia de Tênis há 15 anos, ele aponta a atuação dos clubes e academias na formação de novos jogadores como fator fundamental para o desenvolvimento da modalidade.
– O nível do tênis na região melhorou muito, estão surgindo novas academias e o número de jogadores está crescendo muito rápido. Os clubes fazem um trabalho muito bom aqui e isso faz toda a diferença. É claro que poderia ser mais bem aproveitado o sucesso de tenistas daqui, como o Ricardinho Mello, mas dentro do possível o trabalho está dando certo – diz Soares, que mantém sua academia sem qualquer patrocínio.
Se nas quadras João era conhecido pelo estilo agressivo, que o levou a três vitórias sobre o quase imbatível Thomaz Koch e ao time brasileiro da Copa Davis em 1979, fora delas o técnico esbanja carinho com os jogadores. Com a experiência de quem revelou dois dos maiores nomes do tênis nacional, o técnico prevê um futuro de vitórias para seus jogadores. Alguns deles, como Rafael Cano, João Toledo e Frederico Vieira, estão em ação no qualifying da etapa de Campinas no Circuito Unimed.
– Muitos têm potencial para ser bons profissionais, mas isso requer muita determinação. Trabalho com eles estabelecendo objetivos dentro da realidade de cada um, porque acredito que é isso que faz as coisas acontecerem – diz o treinador, que hoje é uma das estrelas do Citibank Masters Tour, o primeiro circuito de Senior do Brasil.
Nesta quarta-feira, teve início a chave principal da categoria 12 anos masculino, com a estréia de alguns dos principais nomes da competição. Cabeça-de-chave número 5 do torneio, o catarinense Marcos Landerdahl superou o paulista Leonardo Cesarini por 7/5 e 6/3. Sexto pré-classificado, Pedro Dallanegra Oliveira venceu o também paulista Raul Francisquiny por 6/0 e 6/3. Vitor Augusto Pinheiro, também de SP, derrotou na estréia Vitor Massuia Mendes (SP) por 2 sets a 0, com duplo 6/3.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil brasileiro 2005 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e o apoio de Head/ Penn – Brasil, CBT, Revista Tennis View, Federação Paulista de Tênis e Sociedade Hípica de Campinas. Penn é a marca da bola oficial do circuito.