CAMPOS DO JORDÃO (SP) – Num momento especial de sua carreira e vida, André Sá celebrou o primeiro título do ano, ao conquistar a Credicard Mastercard Tennis Cup. Numa decisão emocionante, com arquibancadas lotadas em Campos do Jordão, o tenista brasileiro derrotou a revelação argentina Juan Martin Del Potro, por 6/4 e 6/4. Com a vitória, embolsou um cheque de US$ 7,2 mil e os 60 pontos acumulados irão levá-lo de volta ao grupo dos 150 primeiros do ranking da ATP, na lista de entradas desta segunda-feira.
“Joguei muito bem em todas as partidas. Foi uma semana perfeita. Sinto que estou num bom momento, confiante em quadra e muito feliz com a gravidez de minha mulher Fernanda”, disse o tenista mineiro, que comemorou o título com gestos imitando uma barriga de grávida, como numa homenagem.
Na quadra, André Sá não deixou dúvidas: mereceu a vitória pela intensidade de seu jogo e eficiência da estratégia. Colocou bem os seus saques e devolveu bem os de Del Potro. No primeiro set, saiu quebrando o serviço do adversário e manteve-se à frente até fechar a série em 6/4. Depois, o tenista brasileiro voltou a conseguir uma quebra no 4 a 4 e sacou para o jogo. Com vantagem de 5 a 4 e 30 a 0, Del Potro sofreu uma torção no tornozelo direito, colocou uma bota de esparadrapo, mas não tinha mais condições de reagir.
“Mantive um ritmo intenso durante toda a partida”, afirmou Sá. “Desde o primeiro dia em Campos do Jordão, quando ganhei de Aleksander Vlaski, senti muita confiança em meus golpes e acho também que meu saque foi determinante.”
Sá aplicou dez aces na partida e soube também dominar o talentoso adversário. Buscou bolas profundas e dificultou bastante as ações de Del Potro, que apesar da derrota, não deixou dúvidas de ter um belo futuro pela frente. Os argentinos estão entusiasmados com o aparecimento desse novo nome do tênis, que joga com estilo agressivo, bate a bola na subida e efetua os golpes quase em cima da linha. A imprensa de Buenos Aires acredita que Del Potro poderá ser um novo Andre Agassi.
“Senti um pouco o nervosismo no início da partida”, disse Del Potro, de apenas 17 anos. “Estava confiante antes do jogo, mas o André Sá jogou melhor e mereceu a vitória. Bem, espero voltar a Campos do Jordão no próximo ano e, quem sabe, levar o título.”
Vice-campeão, Del Potro ficou com um cheque de U$ 4,2 mil e 42 pontos no ranking mundial.
O título de André Sá foi o segundo do Brasil na Credicard MasterCard Tennis Cup, que viu Ricardo Mello erguer a taça de campeão em 2002. Em 2001 o título ficou com Ramon Delgado, do Paraguai, em 2003 com Giovanni Lapentti, do Equador e no ano passado, com Takao Suzuki, do Japão.
A Credicard MasterCard Tennis Cup é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com patrocínio da Credicard e MasterCard, co-patrocínio de Gillette Mach 3 Turbo e Megabanho XL Corona e apoio da Orbitall, Redecard, Contax, Dunlop, Fila, EMC2, Terroir, Unidas Rent a Car, Jornal Valor Econômico, Daruma Orga, Prefeitura de Campos do Jordão, Secretaria de Esportes de Campos do Jordão, Alpha FM, Band News FM, TV Bandeirantes, BandSports, Revista Tennis View, Canal 21, ATP, WTA, ITF e CBT.