O paulistano Álvaro Penteado está tentando voltar ao grupo dos melhores tenistas do ranking brasileiro juvenil depois de passar uma temporada de seis meses jogando tênis universitário na Carolina do Norte, Estados Unidos.
Assim como os mais de 300 tenistas brasileiros que já passaram ou ainda estão defendendo as universidades americanas em um dos mais fortes torneios universitários do mundo, Álvaro ficou por lá jogando nos últimos seis meses.
Voltou ao Brasil no mês de julho e está decidindo se volta a estudar nos Estados Unidos ou se faz faculdade aqui mesmo.
“Eles têm um trabalho forte, muito mais na parte física que na quadra, e foi uma boa experiência jogar o universitário, mas não sei se quero continuar. Recebi um convite da Universidade do Tenessee e estou analisando, assim como estou pensando na possibilidade de fazer o curso de Comunicação aqui mesmo no Brasil”, explicou Álvaro.
Enquanto isso, o tenista que já foi quatro vezes campeão interclubes defendendo o Paineiras do Morumby, já esteve entre os melhores do país nos 16 anos em 2003, quando chegou à semifinal do Banana Bowl e da Copa Gerdau, precisou disputar o qualfiying para conseguir uma vaga na chave principal dos 18 anos.
Penteado passou o classificatório e já venceu uma partida na chave principal contra Alexandre Teixeira(SP) por 6/0 6/1 e agora vai enfrentar Lucas Pereira(SP) que passou pelo gaúcho Fernando Fittipaldi, por uma vaga nas quartas-de-final.
Para tentar chegar ao título da etapa paulista do Unimed, circuito em que já foi vice-campeão do Masters em 2003, quando perdeu para André Miele, Álvaro Penteado terá de superar alguns favoritos que vem embalados por conquistas anteriores, como Moacir Santos e Vitor Melo, cabeças 1 e 2 respectivamente.
O circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e o apoio de Head/ Penn – Brasil, Revista Tennis View, Clube Paineiras do Morumby, Lorena Hotel Internacional, CBT e Federação Paulista de Tênis. Penn é a marca da bola oficial do circuito.