São Paulo(SP) – Dos oito títulos em disputa na 5a etapa do Circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil Brasileiro, São Paulo ficou com quatro, Paraná dois, Rio Grande do Sul um e Rio de Janeiro mais um. Os paulistas venceram nos 12 e 16 anos masculino e nos 14 e 16 feminino.
Nos 12, o líder do ranking Matheus Costa não deu muitas chances ao adversário ecom um jogo regular, sem erros e com algumas bolas vencedoras fez 6/4 6/1 e conquistou o segundo título consecutivo no Circuito. Matheus também foi campeão da quarta etapa, Campinas.
Nos 14 anos feminino, Flávia Borges aproveitou a semana de treinamentos com Roxane Vaisemberg, filha de seu técnico Salomão Vaisemberg para chegar ao nono título da temporada vencendo todas as partidas com tranqüilidade. Na final, Flávia derrotou Mariana Sonnervig(SP) com um duplo 6/2.
Os paulistas levaram ainda o título dos 16 anos masculino e feminino.
Nathália Rossi devolveu a derrota sofrida na etapa de Vitória , marcando 6/2 5/7 7/6(2) em Gabriela Rangel(SP) para conquistar o terceiro título dela no Circuito Unimed.
“Estou super feliz, por que a cada torneio eu renovo minhas expectativas e motivações. Não dá para achar que se está ganhando tudo e se acomodar. Cada jogo é uma história e uma nova batalha. Daqui pra frente vou priorizar o Unimed para tentar ganhar o Masters e os prêmios para no próximo ano me dedicar mais aos eventos profissionais”, explicou Nathália.
A tenista que joga com raquetes Head também ganhou o Prêmio Head/Penn que vai levar os líderes do ranking do Circuito Unimed nas categorias 14 e 16 anos após estas primeiras cinco etapas para disputar o Mundial Juvenil Head na Espanha, em outubro.
No masculino, Danilo Ferraz surpreendeu todos os adversários para chegar ao primeiro título dele em Circuitos Brasileiros. Na final deste domingo, Danilo deu poucas chances ao catarinense Gustavo Kleine e em dois sets garantiu o troféu da etapa, com parciais de 6/4 6/1.
“Eu sabia que podia ganhar e acreditei em mim, mas joguei partida por partida. Minha confiança aumentou nas quartas-de-final quando ganhei do Gustavo Andrade(paranaense top 5 no ranking brasileiro). Estou muito feliz com o título”, disse Danilo.
O Paraná ganhou nos 12 feminino e nos 18 masculino. Rafaella Muller derrotou Martina Yurgel(RS) por 6/1 6/3. Nos 14 anos masculino, Bernardo Lipschitz, carioca, bateu Gabriel Dias, mineiro, por duplo 6/4 e ganhou dois prêmios de uma vez. Com esse resultado, o atleta carioca também terminou a corrida Head/Penn em 1o lugar e vai representar o Brasil na Head Team Elite Cup, em Barcelona, Espanha, a no início de outubro. A promoção foi organizada pela Head em conjunto com a Unimed e a Try Sports, empresa promotora do Circuito Unimed, para definir a equipe brasileira que vai disputar com atletas que usam raquetes Head do mundo inteiro, o torneio espanhol.
Na principal categoria, os 18 anos, no feminino o título ficou com o Rio Grande do Sul. Stephanie Vieira derrotou Isabel Kulaif(SP) por 6/3 6/2 e no masculino, uma decisão paranaense onde Moacir Santos Filho ganhou o segundo título dele no circuito após bater o conterrâneo Victor Melo por 6/7(2), 6/4, 6/4. A apertada vitória só aumentou as certezas de Moacir.
“Eu vinha revendo meus objetivos em função dos meus resultados. Agora já tenho a certeza de que vou tentar uma bolsa para o tênis universitário fora do Brasil, no próximo ano. Até lá vou jogar alguns Futures no Brasil e dependendo dos resultados, posso reavaliar o que fazer novamente”, disse Santos.
A edição de 2005 do circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil Brasileiro teve início na cidade de Joinville (SC), passando por Itajaí (SC), Vitória (SC) e Campinas (SP).
Após a etapa de São Paulo, os jogos seguem para São José dos Campos (SP), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ), onde acontece o master.
O circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e o apoio de Head/ Penn – Brasil, Revista Tennis View, Clube Paineiras do Morumby, Lorena Hotel Internacional, CBT e Federação Paulista de Tênis. Penn é a marca da bola oficial do circuito.
TODOS OS RESULTADOS:
12 anos
Rafaella Muller(PR) v. Martina Yurgel(RS) 61 63
Matheus Costa(SP) v. Pedro Oliveira(SP) 64 61
14 anos
Flávia Borges(SP) v. Mariana Sonnervig(SP) 62 62
Bernardo Lipschitz(RJ) v. Gabriel Dias(MG) 64 64
16 anos
Nathalia Rossi(SP) v. Gabriela Rangel(SP) 62 57 76(2)
Danilo Ferraz(SP) v. Gustavo Kleine(SC) 64 61
18 anos
Stephanie Vieira(RS) v. Isabela Kulaif(SP) 63 62
Moacir Santos(PR) v. Victor Melo(PR) 67(2) 64 64