Rio de Janeiro (RJ) – O paranaense Moacir Santos se despediu em grande estilo dos torneios juvenis neste sábado, ao conquistar a etapa Master do circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro, disputada no Clube do Caiçaras, no Rio de Janeiro. Campeão do circuito por antecipação, Moacir fechou a temporada com uma vitória de virada na final da competição, que reuniu os oito melhores do ranking e um convidado em cada uma das categorias em disputa (12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino). Tenistas de outros quatro estados (RJ, SP, SC e RS) ergueram troféus neste sábado e as finais decidiram os campeões do circuito, após nove etapas, em três categorias: 12 e 14 anos feminino e 16 anos masculino.
Moacir, que antes mesmo do início do Master já não podia ser alcançado no ranking do circuito Unimed por nenhum outro tenista, derrotou na decisão o conterrâneo Victor Melo e assegurou também o título da competição que fecha a temporada. Prestes a ingressar no profissionalismo, o paranaense comemorou muito sua sexta conquista em etapas do circuito Unimed 2005 (o tenista venceu em Itajaí, São Paulo, São José dos Campos, Cuiabá, Florianópolis e no Rio).
– Foi uma temporada excelente, venci mais de dez torneios. Para quem só pretendia ficar entre os dez melhores do país, terminar o ano em primeiro é uma grande conquista. Estou muito feliz – disse Moacir. – Vou sentir muita falta do pessoal, foram oito anos competindo e viajando com as mesmas pessoas. Mas vou fazer novas amizades no Profissional e jogar um outro tênis, porque o nível é muito diferente. Estou pronto para esses novos desafios.
Entre as meninas da categoria, a catarinense Aline Berkenbrock levou a melhor sobre a paulista Laís Ogata, vencendo a final por 6/4 e 6/2. Mas a campeã do circuito foi a catarinense Lorena Valente, que terminou o ano como número 1 dos 18 anos mesmo perdendo na semifinal do Master.
Uma das disputas mais equilibradas pelo título do circuito aconteceu na categoria 16 anos masculino, em que os dois finalistas brigavam pelo troféu. O paulista Fernando Romboli derrotou Henrique Cunha, também de São Paulo, por 6/7 (5/7) 6/3 6/0, e encerrou o ano como melhor tenista da categoria na competição. No feminino, Gabriela Rangel comemorou o título do circuito, mas perdeu na final para a catarinense Gabriela Vieira.
Nos 14 anos feminino o título também só foi decidido na final. Um ponto à frente da paulista Mariana Sonnervig no ranking, Flávia Borges, também de SP, venceu a final e conquistou o título de número 1 da categoria. Foi a 19a vitória de Flávia na temporada, a quinta no circuito Unimed. Entre os meninos, o paulista André Vidaller levou a melhor sobre o mineiro Gabriel Dias na decisão, mas quem faturou o troféu do circuito Unimed foi o carioca Bernardo Lipschitz.
– Estou muito feliz, tive excelentes resultados. É meu último ano nessa categoria e daqui para a frente tenho certeza de que as coisas serão mais difíceis. Mas estou animada para encarar essa nova fase – diz Flávia.
Grande nome do Rio de Janeiro na categoria 12 anos masculino, Vitor Galvão fez as honras da casa e conquistou o único troféu para os cariocas no torneio. O tenista derrotou o joseense Bruno Sant’Anna na final, por 6/3 e 7/5, e ficou com o título do Master. O vencedor do circuito, no entanto, foi o paulista Thiago Pinheiro.
No feminino, a gaúcha Martina Yurgel derrotou a carioca Karen Ching e impediu que outro troféu ficasse no Rio de Janeiro. Martina venceu a final por 5/7, 6/4 e 7/5 e de quebra conquistou o título do circuito.
Ao longo da temporada 2005, o circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro passou por Joinville, Itajaí, Vitória, Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cuiabá, Florianópolis e Rio de Janeiro.
Com abrangência nacional desde 2004, o circuito Unimed é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e o apoio de Head/ Penn – Brasil, Revista Tennis View, CBT, Federação de Tênis do Rio de Janeiro e Clube dos Caiçaras.