Rio de Janeiro (RJ) – A chave principal das categorias femininas da terceira etapa do Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro, no Rio de Janeiro, começou nesta quinta-feira com vitória das favoritas. As paranaenses Giovanna Portiolli, cabeça-de-chave 1 dos 16 anos, e Mariana Buffara, primeira pré-classificada dos 12, começaram bem a luta pelo título da competição, que acontece nas quadras de saibro do Paissandu Atlético Clube (sede oficial), com jogos também no Clube dos Caiçaras e no Rio de Janeiro Country Club. Nesta sexta-feira, a partir das 9h, 36 jogos definirão os tenistas classificados para a semifinal do torneio.
>>> Clique e saiba mais sobre o torneio…
Portiolli, número 2 da categoria no ranking brasileiro, ainda não está acostumada à condição de favorita. Pela primeira vez ela é a cabeça da chave e já sente na pele a responsabilidade de ser a jogadora a ser batida. Nesta quinta-feira, em sua estréia no torneio, ela derrotou a carioca Renata Andrade por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3.
– Foi uma boa partida de estréia, comecei um pouco nervosa mas aos poucos fui me soltando e encontrei meu jogo. Consegui me impor ao longo do tempo e acabei vencendo. É a primeira vez que sou cabeça-de-chave dos 16 anos, me sinto um pouco pressionada, mas ao mesmo tempo tem o lado positivo das outras meninas me respeitarem um pouco mais. Mas sei que o importante é fazer o meu jogo – diz Giovanna, que terá pela frente na segunda rodada a carioca Ana Castro. – Sei que não vai ser fácil conquistar esse título, mas estou confiante.
Na categoria 12 anos feminino a cabeça 1 Mariana Buffara, também representante do Paraná, estreou com uma vitória tranqüila sobre a paulista Carla Sandri por 6/1 e 6/0. A tenista tem encontro marcado com a carioca Mariana Guimarães na próxima rodada, nesta sexta-feira. Mariana lidera o ranking nacional de sua categoria e acredita num bom resultado no Rio.
– Acho que estou jogando bem e tenho boas chances. Meu jogo de hoje pode parecer tranqüilo pelo placar mas a Carla jogou muito bem – diz Mariana, campeã da primeira etapa do Circuito Unimed 2006, em Florianópolis.
Entre os meninos da categoria 12 anos também prevaleceu o favoritismo do cabeça-de-chave número 1, o goiano Henrique Mazão, que derrotou o dono da casa Leonardo Mamede por 2 sets a 1, com 4/6, 6/2 e 6/3. Mazão volta à quadra em busca da vaga na semifinal enfrentando o paulista Michel Haddad.
Já na disputa dos 14 anos feminino a primeira pré-classificada acabou sendo eliminada na estréia. Numa partida equilibrada, a paulista Isabela Assad foi superada pela gaúcha Gabriela Ce por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 4/6 e 6/1. Ela enfrenta agora Victoria de Carvalho, de São Paulo, que venceu a carioca Karen Oliveira nesta quinta.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro 2006 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e apoios de Unimed Seguros, Dunlop – a bola oficial do circuito, Olympikus – a marca esportiva oficial, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Apóiam esta terceira etapa a Federação de Tênis do Rio de Janeiro, o Paissandú Atletico Clube e o Rio Copa.