São Paulo (SP) – Se é bem verdade que todo brasileiro é técnico de futebol, não é menos fato de que todo tenista se acha capitão da Copa Davis. O difícil cargo técnico-executivo, as delicadas questões de liderança, o essencial trabalho psicológico e os bastidores desse complexo jogo de equipes serão discutidos por Fernando Meligeni no 2º Simpósio Internacional de Tênis, que acontecerá de 28 a 30 de outubro, no Clube Esperia.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Meligeni é um dos maiores nomes do tênis profissional brasileiro, tendo atingindo o posto de número 25 do ranking mundial. Garra, irreverência, superação sempre foram suas marcas registradas. Depois de encerrar a carreira de atleta com a histórica medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2003, ele ficou pouco tempo longe das quadras. No ano passado, assumiu o desafio de comandar a equipe do Brasil e, desde então, tem se empenhado a fundo na tarefa.
“Um dos grandes desafios de um Capitão de Copa Davis é transformar quatro atletas de um esporte individual em um time”, afirma Meligeni que, além de capitão, ainda ministra clínicas e palestras pelo Brasil e idealiza e produz a Copa Fino, torneio de tênis dedicado à nova geração.
Meligeni, no entanto, não será o único homem de Copa Davis a participar do Simpósio. Dois ex-capitães brasileiros, Ricardo Acioly e Marcelo Meyer, também farão palestras com temas sobre o assunto, como o trabalho de competição na fase de transição juvenil / profissional e os vários caminhos na carreira do treinador. Outro nome de primeira linha confirmado é o argentino Gustavo Luza, que dirigiu a equipe argentina da Davis em 2003 e 2004 com excepcionais resultados. A Argentina está na final da competição deste ano contra a Rússia.
As inscrições para o Simpósio são limitadas e podem ser feitas através do site www.simposiodetenis.com.br ou pelo telefone (11) 4206-1096. O evento é oficializado pela Confederação Brasileira e Federação Paulista e conta com o patrocínio da Artefacto, Head Penn e os apoios do Bom Tempo Resort, Grife Matisse, Clube Espéria, Hotel Lorena Internacional, Academia Sánchez-Casal, Revista Tênis View, Try Sports, Asics e site Tenisbrasil.