Americana (SP) – Natural de Vitória, no Espirito Santo, o tenista João Costa foi o grande campeão da principal categoria da 6a etapa do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro 2006, que define os classificados para o Master da temporada. A competição foi realizada no Clube Amizade de Tênis, onde, neste domingo, ele marcou 6/2 6/3 sobre o representante da Bahia, Flávio Mollinedo.
Atleta da EGA, em São Paulo, desde março deste ano, Costa prepara-se agora para a disputa do Future de Uruguaiana. “A primeira vez que entrei na chave de um Future eu cai na estréia, agora, vamos ver se eu tenho um pouco mais de sorte. No ano que vem, que participar de mais torneios profissionais”, disse ele, que joga desde os 10 anos de idade.
Já seu adversário Mollinedo não tem mais escolha. É hora de entrar de vez no profissionalismo no tênis universitário da Califórnia. “Quero cursar Medicina e me especializar em Cardiologia. Sempre pensei em fazer Cirurgia Plástica, mas um dia um professor de biologia começou a falar sobre o coração e eu fiquei vidrado. Pensei: ‘É isso que eu quero fazer’. Inclusive já li vários livros sobre o assunto”, explicou Flávio, que atualmente treina na Bahia Tênis de Salvador, com Carlos Abreu, o Xuxo.
Representante do Estado de Minas Gerais, Higor Silva fez a festa de seus conterrâneos ao conquistar o título da categoria 12 anos na partida contra o paulista Michel Haddad, concluída em 7/5 6/3. Enquanto Goiás contou com a habilidade de Juliana Bacelar, campeã dis 14 anos após vencer a paulista Flávia Ribeiro por 6/4 6/1.
Os demais troféus foram levantados por atletas do Estado de São Paulo, sendo nos 16 anos, nas chaves masculina e feminina: Lívia Blasque passou na final pela mineira Gabriela Klink por 7/6(1) 6/0 e André Vidaller superou Leandro Ribeiro, também de Minas, por 6/3 6/0. Nos 18 anos, Verena Piccolo passou pela paulista Karina Souza (6/2 6/1); nos 14, Marcos Dias venceu o paulista Felipe Custódio (6/1 6/2); e nos 12, Samantha Rego superou a brasiliense Thalita Rodrigues (2/6 6/2 6/2).
Na próxima semana, com a consolidação do ranking do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro 2006, serão definidos os oito tenistas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos – masculinos e femininos, classificados para o Master. Além de troféu, os campeões gerais de toda a temporada do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro ganham como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro 2006 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e apoios de Unimed Seguros, Dunlop – a bola oficial do circuito, Olympikus – a marca esportiva oficial, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Também apóiam esta 6a etapa a Federação Paulista de Tênis, AdvanceSports, Hotel Nacional de Americana e os clubes Amizade de Tênis e Bosque.