O professor Pedro Silva, um dos nomes mais conhecidos do tênis baiano, entra em quadra nesta sexta-feira para disputar o Citibank Masters Tour e aproveita para rever ex-alunos e relembrar histórias do tempo que o tênis baiano revelava grandes tenistas para o circuito profissional.
Silva foi treinador de Danilo Marcelino, Patrícia Medrado e muitos outros atletas que começaram a jogar na capital da Bahia no início dos anos 80. Hoje continua dando aulas e treinando a nova geração de atletas do Costa Verde Tênis Clube e da Associação Atlética da Bahia.
“ Naquela época, a gente treinava o pessoal até um certo nível, depois encaminhava para os grandes centros onde eles se desenvolviam e competiam mais. Foi assim com o Danilo e a Patrícia”, contou Pedro.
“Eu sou mais baiano que o Givaldo, mas todo mundo só fala dele como tenista da terra. Eu treinava com o Pedro e o Evaldo Silva na Associação Atlética. Tinha uma rivalidade muito grande entre a Associação e o Clube Baiano de Tênis. A Associação era quadra de saibro e o Baiano, rápida. Só saí de Salvador por que tinha que treinar em São Paulo. Fiz teste para ser sócio atleta no Pinheiros, com o Givaldo Barbosa, e ele me falou:” Tem um monte de gente querendo entrar no clube, mas vou deixar você entrar, por que é baiano como eu”, lembrou Marcelino.
Aos 59 anos, Pedro Silva foi convidado para jogar a sétima etapa do Citibank Masters Tour em parceria com Carlos Abreu, outro baiano que recentemente foi número 1 do Brasil na categoria 35 anos.
Pedro,por sua vez, venceu o Torneio Internacional de Porto Seguro, na categoria 55 anos.
“ Eu jogo poucos torneios, na media, um por ano, mas ainda dou conta do recado. Eu o e Abreu brincamos de vez em quando”, falou Pedro.
Pedro e Carlos entram em quadra hoje, a partir da 18h30min, no Costa Verde, com entrada gratuita para o público. A estréia deles na quadra central será contra o argentino Patrício Arnold e o também baiano Givaldo Barbosa, que está ansioso para jogar em sua terra.
Antes, porém, jogam o pupilo de Pedro Silva, Danilo Marcelino e Fábio Silberberg contra Marcelo Saliola e Roger Guedes.
Na quadra 1 atuam Pablo Albano(ARG) e Ivan Kley contra Roberto Jabali e Ricardo Acioly. Na seqüência, Julio Góes e César Kist enfrentam Alexandre Hocevar e Nelson Aerts.
No sábado, as semifinais do torneio começam às 16h15min e a final do domingo será `as 11 horas.
O Citibank Masters Tour 2007 é uma realização da Try Sports, com patrocínio do Citibank, e co-patrocínio de Legg Mason Fundos de Investimento e Visa e o apoio de Met Life, Olympikus – a marca esportiva oficial do circuito, Credicard Citi, BandSports e revista Tennis View. O Costa Verde Tênis Clube, a Rede Bahia e o Catussaba Resort também apóiam esta etapa.
Costa Verde Tênis Clube
av. Orlando Gomes, S/N – Piatã – Salvador