Porto Alegre (RS) – O sobrenome não poderia ser mais adequado para Carla Forte. Embora seja número 1 do ranking brasileiro nos 14 anos, ela só vai completar essa idade em janeiro de 2008. Nesta quinta-feira, na estréia na quinta etapa da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2007, Carla nem precisou suar muito seu 1m70cm, na quadra do Petrópole Tênis Clube, em Porto Alegre, para derrotar Samantha Rego (SP), pois superou-a por 6/1 e 6/2. Ao ser questionada sobre qual era seu golpe mais certeiro, Carla respondeu: “É a minha vontade de vencer. Estou 100% na quadra”.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o torneio…
Tanta fortaleza de atitude só a tem feito consolidar posições no tênis nacional. A participação no circuito da Credicard e no Unimed foi decisiva para que Carla alcançasse a liderança na lista verde-amarela dos 14 anos. Agora, ela quer vencer o Master da Junior’s Cup – os oito melhores das cinco etapas classificatórias, nos 12, 14, 16 e 18 anos (masculino e feminino) a serem definidos na capital gaúcha –, previsto para a primeira quinzena de novembro, em São Paulo. E, depois, a meta é o Circuito Cosat. Atualmente, ela é a 14 colocada. Contudo, a expectativa é de terminar 2007 em quinto. Para o próximo ano, Carla espera muito mais no Circuito Sul-Americano, pois deverá competir no Exterior.
Outro que está com o foco ajustado para o Cosat é o brasiliense Pedro Guimarães, segundo cabeça-de-chave em Porto Alegre nos 14 anos. Ontem, a primeira ação que fez depois de derrotar Haddad Júnior (SP) por 6/3 e 6/4 foi ligar para o pai e técnico Santos Dumond Guimarães, que ficou em Brasília. Digitou os números enquanto secava uma garrafa de meio litro de água. O calor de cerca de 30C – com sensação térmica bastante superior devido ao sol em um céu quase sem nuvens – não o abateu. “Estou acostumado com Brasília, onde é muito seco e quente”, justificou Pedro, que, com os resultados conquistados, imagina terminar 2007 entre os três melhores do Brasil. Uma das surpresas deste segundo dia da Credicard foi a eliminação do paulista João Sorgi, terceiro pré-classificado e sétimo do país nos 14 anos. Ele perdeu para Pietro Jordão, 31 (trigésimo primeiro), por 7/6 (6) e 6/3.
Os primeiros da temporada, em cada categoria, ganham como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500, além de uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal, uma das mais respeitadas da Europa e do mundo. A programação da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2007 prevê quartas-de-final nesta sexta-feira (dia 26), semifinais no sábado e as decisões de todos os títulos no domingo. As partidas de duplas começam também nesta sexta-feira. A temporada de 2007 da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup teve início na cidade de Santos (SP), passando por Itajaí (SC), Curitiba (PR) e Brasília (DF).
A Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2007 é uma realização da Try Sports, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard e o apoio de Dunlop – a bola oficial – a, Olympikus – a marca esportiva oficial – , Academia Sánchez-Casal, Unimed Seguros, BandSports, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Também apóiam esta quinta etapa a Federação Gaúcha de Tênis e o Petrópole Tênis Clube.
Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2007 – 5 etapa
Período: de 24 a 28 de outubro (de quarta-feira a domingo)
Local: Petrópole Tênis Clube (Rua Faria Santos, 451, Petrópolis, Porto Alegre/ RS)