Santos (SP) – O maior ídolo do tênis nacional, Gustavo Kuerten, começou em fevereiro sua turnê de despedida, enquanto isso, na primeira etapa da Credicard Citi MasterCard Junior´s Cup 2008 centenas de tenistas juvenis se espelham no exemplo de Guga e na busca de um dia obter o sucesso do ex-número um do mundo e tricampeão de Roland Garros. A um dia do início da chave principal os garotos comentam a expectativa da estréia e a influência de Guga.
O número um do Brasil e principal favorito na categoria 18 anos, Cesare Filho, de Sergipe, passou a se dedicar mais após as conquistas do ex-número um do mundo. “O Guga foi sensacional para o tênis brasileiro e vai ser muito difícil alguém repetir o que ele fez. Mas estava na hora dele parar, pois ele ganhou tudo que podia ganhar”. Assim com a maioria dos jogadores presentes no Tênis Clube de Santos, sede do torneio, Guga teve grande influência na carreira do garoto. “Quando começaram as transmissões dos jogos dele na televisão eu passei a me dedicar mais ao tênis e acompanhar os jogos”.
Na opinião do sergipano, o País tem condições de revelar novos bons jogadores se melhorar a transição para o profissional. “Nós temos tenistas talentosos nas categorias juvenis, mas ainda falta melhorar a transição”, contou. Sobre a estréia, o tenista descarta o favoritismo. “O torneio está bem forte, bastante disputado, mas espero conseguir um bom resultado”.
A mineira Paula Paiva, da categoria 16 anos, lamentou o fim da carreira profissional do ídolo Guga. “Ele me influenciou demais e fiquei muito triste com a despedida dele”. Apesar da tristeza, Paula usa o tenista como inspiração. “Eu procuro me espelhar nele, jogar com a mesma atitude, sempre positiva, encarar as adversárias de frente e não abaixar a cabeça”, disse ela, que estréia na quinta-feira, data de início dos jogos da chave principal feminina, nas categorias 14, 16 e 18 anos.
Carlos Severino, do Rio de Janeiro, também favorito nos 18 anos, diz ter um estilo de jogo parecido com o do tricampeão de Roland Garros. “Eu tento jogar solto como ele, com os golpes sólidos e agressivos”. Severino se diz preparado para competição. “A Expectativa é fazer um bom torneio, jogar o mais concentrado possível e quem sabe ganhar o torneio”, diz o tenista que pretende começar a jogar torneios Futures ainda no primeiro semestre.
Definido os qualifiers dos 14 anos – A manhã desta terça-feira foi de definição no qualifying da categoria 14 anos. Até o momento, garantiram vaga na chave os tenistas Guilherme Tofano (SP), Luis Batista (SP), Lucio Menezes (DF), Alexandre Sambi (SP) e Felipe Frias (RJ).
Rodada desta quarta-feira – A rodada desta quarta-feira da etapa inaugural da Credicard Citi MasterCard Junior´s Cup 2008 marca o início da chave principal das categorias 12, 14, 16 18 anos masculino e 12 anos feminina, enquanto os jogos da chave principal das outras categorias femininas começam na quinta. As finais masculinas e femininas do evento acontecem no domingo, dia 2 de março. A competição reúne mais de 380 atletas de 16 federações nacionais, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos – masculino e feminino. Outras informações sobre o evento estão disponíveis no site www.trysports.com.br.
Santista segue na briga – O tenista local Giovani Santos venceu mais uma partida no qualifying da categoria 16 anos. Na próxima rodada, ainda pelo quali, o santista enfrenta Renato Santos. Caio Poitena, também de Santos, bem que lutou, mas acabou eliminado. O tenista cai em três sets para Murilo Martiniano, parciais de 4/6 7/6(6) e 10/4.
O circuito Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard, além do apoio da academia Sanchez-Casal, da Dunlop – a bola oficial, da Unimed Seguros, Olympikus, da Confederação Brasileira de Tênis e da Revista Tennis View. A primeira etapa também recebe o apoio do Tênis Clube de Santos, A Tribuna, Atlantico Hotel e Federação Paulista de Tênis.