Porto Alegre (RS) – Não tem como se iludir. A expectativa de Fernanda Amaral para a sua final nos 14 anos da quarta etapa da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008 é de um confronto duríssimo. Ela, número 12 do ranking brasileiro, enfrentará, neste domingo (24/08), a também paranaense Leciane Silva, sétima. “Já ganhei e perdi para a Leciane. Sempre tem muito equilíbrio”, avalia que, nas semifinais, eliminou a catarinense Ana Baran, depois de mais de duas horas de uma disputa renhida, por 7/5 e 6/2. Ana chegou a fazer 1/5. “Ela estava jogando bem, e eu não conseguia afundar as bolas. Contudo, como aconteceu neste campeonato em Porto Alegre, mantive a raça e a vontade”, contou Fernanda. Leciane, ao contrário, venceu rápido a gaúcha Luisa Rosa por 6/0 e 6/3. As finais estão programadas para a partir das 8h30min, no Petrópole Tênis Clube.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
No confronto entre gaúchos nas semifinais dos 12 anos, Rafael Matos levou a melhor sobre Thomas Ramos, vencendo-o por 6/3 e 6/2. “Ataquei o tempo todo. Isso fez a diferença”, disse Rafael que decidirá o título diante do mineiro Thiago Souza. Nas semi, Thiago superou o colega de equipe João Cavallieri por 4/6, 6/1 e 10/6. Com essa vitória, Thiago empatou em 12 a 12 nos confrontos com João.
O 6/0 e 6/1 registrado pela gaúcha Gabriela Cé, nas semifinais dos 16 anos, sobre Sabrina Reis (RJ) serviu para ganhar confiança como a própria jogadora admite. Afinal, a adversária será a catarinense Rafaella Miller, número 1 do Brasil. Gabriela aparece em terceiro.
No masculino, deu a lógica. Os dois primeiros colocados do ranking, os gaúchos Guilherme Clezar e Eduardo Dischinger, vão brigar pelo título.
Nas semifinais dos 18, o momento vivido pelos gaúchos Fabrício Neis e Felipe Friedrich é totalmente distinto. Enquanto Fabrício se despede do juvenil, Felipe vivencia seu primeiro ano na categoria. Deu Fabrício por duplo 6/3, que deve disputar, ainda, a próxima etapa da Credicard, em Curitiba. “Quero somar mais pontos, pois venci em Uberlândia. Depois, em outubro, ganhei wild card para o quali do Challenger de Floripa”, relata Fabrício, quinto colocado no ranking, e agora focado nos torneios profissionais.
Os olhos verdes da gaúcha Martina Yurgel faiscavam autoconfiança. Aos 15 anos, ela se classificou à decisão dos 18. “Ontem (sexta-feira), ganhei da Pires (Juliana, terceira da lista), de quem nunca tinha vencido”, afirma Martina, que nunca enfrentou a adversária deste domingo, a paranaense Giovanna Portiolli. “Vai ser um jogo diferente”, admite Giovanna, a primeira colocada do ranking.
A Credicard reúne 189 atletas de oito federações nacionais, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos – masculino e feminino – em busca de pontos para o ranking brasileiro.
Nesta temporada, a Credicard Citi MasterCard Juniors Cup teve início em Santos (SP), passando por Campinas (SP) e Uberlândia (MG). Após os jogos no Rio Grande do Sul, a competição segue para Curitiba (PR), até chegar à capital paulista para os jogos do Master com os oito melhores tenistas da temporada no ranking do circuito, em cada categoria.
Prêmio – Os campeões da temporada de 2008 da Credicard Citi MasterCard Juniors Cup 2008 serão os tenistas que somarem o maior número de pontos nas etapas classificatórias e no Máster. Eles ganharão como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500, além de uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal.
O circuito Credicard Citi MasterCard Juniors Cup 2008 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard, além do apoio da academia Sanchez-Casal, da Dunlop – a bola oficial, da Unimed Seguros, da Confederação Brasileira de Tênis e da Revista Tennis View. Também apóiam esta quarta etapa os hotéis Albert International, Albert Express e Albert Executive, o Petrópole Tênis Clube e a Federação Gaúcha de Tênis