Porto Alegre (RS) – A gaúcha Gabriela Cé assegurou 100% de aproveitamento na Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008. Na quarta etapa, finalizada neste domingo (24/08), no Petrópole Tênis Clube, em Porto Alegre, superou, na final, a favorita, a catarinense Rafaella Miller, número 1 do País, por 6/4 e 6/1. Gabriela, que tinha vencido a etapa de Uberlândia da Credicard, é a terceira da lista.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Embora o mineiro Thiago Souza tenha começado a decisão nos 12 anos com bolas firmes e fundas, o gaúcho Rafael Matos manteve a calma. Conseguiu, depois, atacar todas as bolas, vencer por 1/6, 6/3 e 10/5 e receber o beijo feliz e orgulhoso da mãe, Rosane. Era um confronto para ser equilibrado mesmo, pois Rafael e Thiago ocupam, respectivamente, a terceira e quarta colocações no ranking. No feminino, o primeiro lugar ficou com a carioca Ingrid Martins, que impôs 6/1 e 6/4 sobre a gaúcha Maria Schiefelbein. “Minha postura foi de coragem”, justificou Ingrid, 10 do Brasil.
Pouco antes de Ingrid atuar na quadra coberta, do lado de fora do ginásio, a mãe da tenista, Yerka, ajudava a filha mais nova, Ully, de 9 anos, a estudar conteúdos para a prova de geografia desta segunda-feira, no Rio. Depois, seria a vez de Ingrid retomar matérias de inglês e espanhol. “Tem que fazer assim”, afirma a médica Yerka.
Nos 14 anos, Hugo Dojas assegurou o favoritismo. Número 4 do ranking, o paulista superou, de virada, o catarinense Gustavo Duarte, 37, por 4/6 6/4 10/7. “A vontade de vencer me empurrou”, resumiu Hugo. No duelo de paranaenses no feminino, a paralela de esquerda salvou Leciane Silva; sendo decisiva para a vitória sobre Fernanda Amaral por 6/4 e 7/6 (2). Leciane abre um super-sorriso ao ser lembrada de que a próxima etapa da Credicard será nesta semana em Curitiba. “Ah, vou voltar pra casa”, suspira.
Nos 16 anos, uma inflamação na garganta recorrente derrubou o número 1 do Brasil, o gaúcho Guilherme Clezar. Febril, não teve condições de jogo. O também gaúcho Eduardo Dischinger, segundo do ranking, ficou com o título. No dia anterior, ambos haviam faturado o troféu nas duplas.
Os gaúchos Guilherme Cunha e Fabrício Neis se confrontaram na final dos 18 anos. Apoiado pelos pais e avós e sustentado pela frieza que o manteve calmo, Guilherme, 48 do ranking, surpreendeu Fabrício, quinto colocado. A vitória veio por duplo 7/5. Exatamente para se dedicar mais ao esporte, Guilherme trancou a faculdade de Engenharia Mecânica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Em seguida, viajará para o Nordeste a fim de jogar alguns Futures. No feminino, a líder, a paranaense Giovanna Portiolli, derrotou a gaúcha Martina Yurgel por duplo 6/1.
Agora, os jogadores partem para a luta por mais pontos na etapa de Curitiba (PR) da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008. A temporada teve início em Santos (SP), passando por Campinas (SP) e Uberlândia (MG), antes de chegar a Porto Alegre. Por último será a vez da capital paulista receber os jogos do Master com os oito melhores tenistas da temporada no ranking do circuito, em cada categoria.
Prêmio – Os campeões da temporada de 2008 da Credicard Citi MasterCard Juniors Cup 2008 serão os tenistas que somarem o maior número de pontos nas etapas classificatórias e no Máster. Eles ganharão como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500, além de uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal.
O circuito Credicard Citi MasterCard Juniors Cup 2008 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard, além do apoio da academia Sanchez-Casal, da Dunlop – a bola oficial, da Unimed Seguros, da Confederação Brasileira de Tênis e da Revista Tennis View. Também apóiam esta quarta etapa os hotéis Albert International, Albert Express e Albert Executive, o Petrópole Tênis Clube e a Federação Gaúcha de Tênis