Curitiba (PR) – Um dos principais desafios dos tenistas no circuito mundial é manter o bom relacionamento com o treinador. Quando o técnico também é o pai do jogador, a situação tende a ficar ainda mais difícil. A questão veio à tona na quinta etapa da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008, em Curitiba, durante a estréia de Pedro Roese na categoria 14 anos, filho do ex-jogador profissional Fernando Roese, que esteve entre os 100 melhores em simples e duplas e representou o Brasil em 13 confrontos de Copa Davis.
Pai e técnico ao mesmo tempo, Fernando acompanhou a partida do filho no Graciosa Country Club e revelou os segredos desta relação desafiadora. “De todas as experiências que eu tive como treinador de tenistas profissionais, a com o meu filho é a mais sofrida. Não tem comparação. O primeiro desafio é eu conseguir administrar meu nervosismo. É sempre mais fácil para quem está dentro da quadra porque você pode dar um grito, extravasar”, disse. “Outro ponto importante é encontrar o equilíbrio entre passar a mão na cabeça e exagerar nas cobranças. O desafio é ser o carrasco e ao mesmo tempo amigo”, explica.
Na opinião de Pedro, que estreou com vitória por 4/6, 6/3 e 6/1 diante do paranaense André Baldo, é uma vantagem ter o pai como treinador. “Eu acho bom porque ele mais do que ninguém vai fazer tudo pensando no melhor para mim”, conta. “Ele pede sempre para eu me concentrar na quadra, não olhar para o lado. Quando eu começo a errar ele me dá umas broncas e isso me ajuda a acordar na partida”, relata.
Um detalhe curioso desta dupla é o estilo de jogo de Pedro, que em muitos momentos lembra a maneira agressiva do ex-titular da equipe brasileira da Copa Davis. “O Pedro sempre jogou direitinho. Não destoa dos demais, mas tem uma boa direita. É muito engraçado porque desde pequeno ele sempre foi agressivo, gostava de ir para rede toda hora e eu nunca falei nada. Não sei se é genético”, brinca Fernando.
Favoritos estréiam nesta quarta-feira – A rodada desta quarta-feira marca a estréia dos principais favoritos ao título da etapa que define os classificados para o Master do circuito. No total, serão 78 partidas envolvendo as categorias 12, 14, 16 e 18 anos (masculino e feminino). O início da rodada está previsto para as 8h30, de acordo com a programação disponível no site www.trysports.com.br. O torneio termina no próximo domingo, dia 14.
O Prêmio – Os campeões gerais da temporada de 2008 da Credicard Citi MasterCard Juniors Cup ganham como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500, além de uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal. Todas as etapas do circuito são válidas pelo ranking da Confederação Brasileira de Tênis.
O circuito Credicard Citi MasterCard Juniors Cup 2008 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard, além do apoio da academia Sanchez-Casal, da Dunlop – a bola oficial, da Unimed Seguros, da Confederação Brasileira de Tênis e da Revista Tennis View. Também apóiam esta quinta etapa o Graciosa Country Club, o Caravelli Palace Hotel e a Federação Paranaense de Tênis.