Angra dos Reis (RJ) – Vice-campeão da Grande Final do Citibank Masters Tour 2008, encerrada neste sábado no Club Med Rio das Pedras, o campineiro João Soares deixou o Club Med Rio das Pedras com dois troféus na bagagem. Ao chegar à decisão da competição ao lado de Patricio Arnold, Soares atingiu o posto de número 1 do ranking e sagrou-se campeão do circuito, recebendo o Troféu Luiz Roberto Jábali de melhor jogador da temporada.
Soares, que chegou ao posto de 74o do mundo em 1981, iniciou a bem-sucedida temporada vencendo a etapa de abertura do circuito, em Curitiba, no Paraná, ao lado de outro argentino, Pablo Albano. Conquistou o segundo título do ano em Brasília, tendo como parceiro Marcelo Saliola. Por coincidência, foi Saliola quem chegou ao Club Med como líder do ranking, mas, derrotado na estréia, abriu caminho para a escalada de Soares. Com o vice-campeonato deste sábado, após a derrota para o equatoriano Andres Gomez e o brasileiro Jaime Oncins, o campineiro totalizou 39 pontos e garantiu o título de melhor tenista da temporada.
“É difícil de acreditar que ganhei esse troféu”, disse Soares, de 57 anos, que nos últimos dois anos sofreu duas cirurgias, uma de hérnia de disco e outra na coluna cervical. “Pensei até em desistir, mas o pessoal foi me apoiando, joguei bem as etapas que participei e cheguei aqui com uma chance de ganhar, mas não acreditava muito. Sabia que tinha uma chave super difícil, mas aconteceu. Cheguei na final e ganhei o título do circuito, que para gente é super importante. Ganhamos uma nova vida quando o Citibank Masters Tour começou há seis anos e só tenho que agradecer o Neco (Aerts) e o Danilo (Marcelino) por realizarem esse evento.”
Uma das maiores referências do tênis de Campinas, João Soares tem como ponto alto no currículo de simples o título do Torneio de Lausanne, na Suíça. Em 1982, chegou ao auge ao disputar as quartas-de-final de Wimbledon (duplas) e viver um dos momentos mais marcantes de sua carreria ao vencer o sueco Mats Wilander no ATP de Frankfurt. Como duplista, chegou a ser o 49o do mundo, em 1980, e foi campeão de três torneios da ATP. O campineiro parou de jogar em 1987, depois de ter participado de todos os Grand Slams, e iniciou a carreira de treinador. Em 2004, foi campeão da Grande Final do Citibank Masters Tour, jogando ao lado de Roberto Jábali.
A sexta edição do Citibank Masters Tour foi a maior da história do circuito, com um total de nove etapas que classificaram os melhores para a Grande Final. Antes de chegar ao Club Med para a disputa da Grande Final, o circuito passou por Curitiba, São Paulo (Clube Paineiras do Morumby e Esporte Clube Pinheiros), Porto Alegre, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Ribeirão Preto.
O Citibank Masters Tour 2008, único circuito de seniors do país, foi uma realização da Try Sports, com o patrocínio do Citibank, co-patrocínio de MasterCard, apoio de Credicard Citi, MetLife, Contax, Resource, Legg Mason, Damovo/ Aastra, Babolat – a bola oficial do circuito, BandSports e Revista Tennis View.
TODOS OS CAMPEÕES DO CITIBANK MASTERS TOUR
2008
Grande Final – Andres Gomez e Jaime Oncins
Campeão do Circuito – João Soares
2007
Grande Final – Nelson Aerts e César Kist
Campeão do Circuito – Nelson Aerts
2006
Grande Final – Andres Gomez e Mauro Menezes
Campeão do Circuito – Danilo Marcelino
2005
Grande Final – Júlio Goes e Pablo Albano
Campeão do Circuito – Júlio Góes
2004
Grande Final – Roberto Jábali e João Soares
Campeão do Circuito – Fabio Silberberg
2003
Grande Final – Carlos Kirmayr e Fábio Silberberg
Campeão do Circuito – Fábio Silberberg
Ranking final do Citibank Masters Tour 2008:
1. João Soares (SP) – 39 pontos
2. Marcio Carlsson (SC) – 34
3. Roberto Jábali (SP) – 33
4. Marcelo Saliola (SP) 33
5. Jaime Oncins (SP) – 33
6. Pablo Albano (ARG) – 29
7. Nelson Aerts (RS) – 28
8. Francisco Costa (RS) – 28
9. William Kyriakos (SP) – 26
10. Patrício Arnold (ARG) – 26