Santos (SP) – O final da temporada no tênis representa para muitos tenistas a mudança de categoria. É o caso, por exemplo, dos atletas Vitor Pinheiro e Higor Silva, que disputam pela primeira vez a categoria 16 anos na etapa de Santos na Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009, no Tênis Clube de Santos. Nesta nova fase da carreira, os jogadores precisam se adaptar a nova realidade, ou seja, enfrentar jogadores mais velhos e com golpes mais potentes.
>>> Clique e saiba mais sobre o evento!
Pinheiro, o principal favorito nos 16 anos e sexto colocado no ranking do Brasil, avançou à segunda rodada da competição ao superar Vitor Mendes por 7/5 e 6/4. “O jogo de hoje foi cansativo, aqui está muito sol. Infelizmente não joguei meu melhor, mas consegui vencer”, falou. O tenista explica uma das diferenças na nova categoria. “A diferença é que nos 14 anos você pode dar umas vaciladas e ainda pode sair com a vitória, nos 16, não, qualquer jogo é difícil. Aqui eu vou tentar o meu máximo para tentar chegar à final”, disse.
Higor Silva que durante quase dois anos foi o líder brasileiro nos 14 anos também sentiu a mudança. “A mudança de categoria é muito difícil porque o peso da bola é bem diferente. Tenho que treinar muito, melhorar em todos os aspectos, principalmente o saque”, contou Silva. O tenista mineiro venceu Vitor Villar na partida de estreia por 7/5 e 6/3. “O jogo foi bem duro o adversário era um bom jogador e senti dificuldades com o clima também”.
A rodada desta quarta-feira também marcou a primeira rodada das categorias 12, 14 e 18 anos, no masculino, e também as chaves de 16 e 18 anos feminina.
Santistas avançam – Jogando em casa, o tenista Kaue Pereira também avançou à segunda rodada nos 16 anos. O 12º colocado no ranking brasileiro passou por Matheus Pineda por 6/1 e 6/0. Outro tenista de Santos que se deu bem foi Bruno Marques. O atleta venceu Andre Campos por 6/4 e 6/3.
Prêmio – Os atletas que encerrarem a temporada como líderes do ranking da Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009, ou seja, aqueles que somarem o maior número de pontos nas cinco etapas classificatórias e no Master, ganharão como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500, além de uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal.
A 10ª edição da Credicard MasterCard Junior’s Cup é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard e da MasterCard e o apoio da academia Sanchez-Casal e da Revista Tennis View. Também apoiam a primeira etapa o Tênis Clube de Santos, Atlântico Hotel e Federação Paulista de Tênis.