Curitiba – O domingo foi de decisão para o tênis feminino. As tenistas Mônica Gulin (Unibrasil) e Regina Turek (Universidade Positivo) decidiram o título da etapa universitária da Copa Itaú, na quadra principal do Clube do Tênis, em Curitiba. Enquanto que, no masculino, foram definidos os semifinalistas do simples e os finalistas de duplas.
>>>Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Foi preciso muita resistência física para agüentar a partida decisiva do simples feminino, que durou quase três horas para encerrar. A atleta Mônica Gulin venceu o primeiro set e abriu vantagem no segundo, mas não conseguiu segurar e deixou que a sua adversária virasse o jogo e levasse a decisão para o tie-break. Ponto a ponto, Regina foi chegando e conquistou o título com o placar de 2/6 7/6 – 10/7.
Emocionada, Regina disse que ficou muito contente ao conquistar o título. “Foi um jogo que exigiu muito preparo físico e concentração. A minha adversária tinha uma tática de jogo que era difícil para desfazer”, conta a atleta que achou interessante esse formato proposto pela Copa Itaú e Try Sports. “É maravilhosa essa unificação do esporte com a escola, pois os dois caminhando juntos trazem mais disciplina e benefícios para os jovens e adultos”, ressalta.
Neste domingo foram definidos os finalistas de duplas. Luiz Balboa e Luiz Deneka venceram a dupla Sandro Stradioto/Evandro Cunha pelo placar de 6/1 6/2 e se classificaram para a final que será realizada nesta segunda-feira (16), a partir das 18h30. Na partida decisiva, eles enfrentam Laércio Guimarães e Valter Mori. “Conseguimos fazer uma excelente parceria em quadra, com bom entrosamento. O nosso saque foi o diferencial na partida. É o que nos deu confiança para aproveitarmos bem as devoluções e consequentemente fazermos os pontos para vencer a partida”, analisa Balboa.
As semifinais de simples masculino serão disputadas nesta segunda-feira a partir das 17h30. O tenista Luiz Deneka (UTFPR) enfrenta Bruno Ferreira (FAE) e Sandro Stradioto (Uniamérica) briga por uma vaga na final com o atleta Valter Mori (FAE).
A etapa universitária da Copa Itaú conta também com o Apoio da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e da Federação Paranaense do Desporto Universitário (FPDU). Segundo o presidente da FPDU e coordenador do curso de Educação Física da FAE – Centro Universitário, Ney Mecking, essa realização universitária é importante para a difusão dessa modalidade. “O tênis é um esporte de tradição, mas precisa ser mais difundido nas escolas e universidades. As faculdades precisam inserir o tênis nas disciplinas. É importante que hajam parcerias da iniciativa privada que ajudem a incentivar a prática deste esporte”, diz Ney.
PRÊMIO – Os campeões de simples em cada categoria recebem como premiação uma viagem aos Estados Unidos, incluindo passagem aérea, treinamento em uma conceituada academia, translado aeroporto-academia-aeroporto, hospedagem, café da manhã, almoço, jantar e curso de inglês. A competição também premiará com troféu a “Melhor Instituição de Ensino”, de acordo com o desempenho de seus atletas na chave de simples e de duplas. A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário é patrocinada pelo Itaú através da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal e com o apoio da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e da Federação Paranaense de Tênis.