Curitiba (PR) – A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário que iniciou por Curitiba com uma proposta inovadora na forma de promover competições, que alia esporte educação, encerrou a primeira fase da seletiva na última terça-feira (31), com a decisão do título do simples e de duplas masculino. O evento, que teve início no começo de março, reuniu cerca de 200 tenistas, do juvenil a adultos, categorias 12, 14, 17 e universitária, em disputa promovida no Clube do Tênis, na capital paranaense. O objetivo da competição foi promover a integração entre alunos de instituições de ensino de diversas cidades do Paraná. Agora, a competição segue para Porto Alegre (RS) e depois para São Paulo (SP).
Na final de simples, o tenista Ricardo Hopker, do Colégio Estadual do Paraná, entrou firme na disputa e venceu o adversário Lucas Guinski pelo placar de 6/3 6/1. “No início da disputa fiquei um pouco nervoso por causa da ansiedade da decisão e por valer um prêmio como este. Depois fui entrando no jogo e a tensão baixou um pouco e consegui fechar o segundo set com mais tranqüilidade”, revela Hopker, que elogiou a iniciativa do evento em incentivar a prática de esportes entre os estudantes. “Nós atletas precisamos conciliar os estudos com o esporte, é fundamental para a nossa vida”, enfatiza. Já na disputa de duplas, Bruno Sisti e João Poli superaram Ricardo Horlle e Kenny Brasil por duplo 6/3.
Os tenistas defenderam os seus colégios e faculdades para somar pontos em busca do título de “Melhor Instituição de Ensino”, que ficou com o Colégio Bom Jesus. “Sempre que grandes corporações investem no esporte é nosso dever apoiarmos, porque a comunidade envolvida nas atividades esportivas só tem a ganhar. O tênis e um esporte disciplinador e faz parte do conteúdo pedagógico”, destaca José Motta Filho, gestor administrativo-pedagógico do Bom Jesus.
Com a vitória no simples feminino e masculino, oito tenistas ganharam uma viagem aos Estados Unidos com direito a aperfeiçoar o treinamento em uma conceituada academia. Os tenistas Mateus Rucci (C. Ideal) e Lara Oliveira (C. Santa Cruz) – categoria 12 anos, Maria Beirão (C. Positivo) e Renan Freitas (Bom Jesus) – categoria 14 anos, Ricardo Hopker (C. Estadual do Paraná) e Priscila Garcia (C. Positivo) – categoria 17 anos e Valter Mori (FAE) e Regina Turek (Universidade Positivo), carimbaram o passaporte ao garantirem o título da seletiva paranaense.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009 é patrocinada pelo Itaú através da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, com a chancela da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e o apoio do Clube do Tênis, PUC-RS, USP, Revista Tennis View e Federações de Tênis dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.